Elbert Leonardo, vice-presidente comercial da ClickBus: “Com o uso contínuo de IA e machine learnings, continuamos no propósito de apoiar empresas em sua jornada de digitalização”

“Acreditamos que as viações utilizarem plataformas prontas e se conectarem com empresas de tecnologia especialistas no setor é o caminho do futuro no processo de digitalização do rodoviário”, diz o executivo

Marcia Pinna

TECHNIBUS – Como a ClickBus avalia o mercado brasileiro neste momento? A boa fase do transporte rodoviário de passageiros deve continuar?

Elbert Leonardo – Enxergamos o momento de maneira positiva. Nosso time de dados mensalmente apresenta análises sobre o mercado, seja para  olharmos  possíveis aumentos de buscas por passagens em datas especiais e eventos culturais – como aconteceu recentemente com o super show que rolou em maio no Rio de Janeiro – ou para apresentar novos insights estratégicos, então estamos acompanhando de perto flutuações de buscas e compras de passagens, o que nos ajuda a  entender padrões dos viajantes. Podemos afirmar que o modal e a compra on-line vem ganhando, nos últimos anos, mais espaço entre os consumidores. Para os trajetos de até 100km, o aumento das buscas por viagens de ônibus foi de 28% entre 2019 e 2023, segundo uma pesquisa encomendada à Offerwise por nós em parceria com o Google. E essa curva deve seguir crescendo, principalmente pelo preço competitivo em comparação com as aéreas e pelos próprios avanços do setor. O ônibus passou a ser visto como o transporte coringa dos brasileiros, sendo a escolha favorita de 74% dos brasileiros que viajam em território nacional, ainda de acordo com a pesquisa. Essa popularidade pode ser atribuída às experiências diferenciadas, a comodidade de poder dormir durante o trajeto, não precisar dirigir, além da maior flexibilidade de horários e rotas. 

TECHNIBUS – Com o crescimento das vendas on-line, a tendência é que operadoras usem as plataformas já existentes ou desenvolvam suas próprias plataformas?

Elbert Leonardo – Além do nosso aplicativo e site que os viajantes já conhecem, também desenvolvemos white labels, que são toda a tecnologia de vendas on-line e gestão de passagens, para quase 100 empresas, viações e rodoviárias, como a rodoviária do Rio de Janeiro e a do Tietê,  em São Paulo. É um dos nossos braços de negócios que mais cresce desde 2023 e acreditamos que as viações utilizarem plataformas prontas e se conectarem com empresas de tecnologia especialistas no setor é o caminho do futuro no processo de digitalização do rodoviário.

TECHNIBUS – Como a ClickBus trabalha em parceria com as operadoras? A empresa também dá suporte para as empresas desenvolverem suas soluções?

Elbert Leonardo – Trabalhamos com parceiros como a agência CVC e nosso suporte se assemelha com o que entregamos de tecnologia nas white labels: gestão de estoque com ofertas variadas de viações e possibilidades. Entregamos tudo pronto, o que deixa as operadoras mais preparadas para incluir e ofertar viagens rodoviárias aos clientes.

TECHNIBUS – Quais as inovações que a ClickBus tem trazido para o mercado? Como a plataforma pode apoiar o setor a aprimorar seu processo de digitalização?

Elbert Leonardo – Ao longo de 12 anos de operação, estivemos na vanguarda de iniciativas em prol da digitalização do setor, entre os marcos de inovação estão: iniciativas como o e-ticket, a inclusão de passagens na carteira digital (Google), a parceria com o Google Viagens, a integração com o NuPay e o desenvolvimento de soluções white label para parceiros, contribuindo para digitalizar o setor como um todo. Em 2023, ampliamos ainda mais o portfólio tecnológico ao lançar o Click A.I, uma ferramenta que usa a inteligência artificial para ajudar os viajantes a planejarem suas rotas, além de implementar funcionalidades como o compartilhamento e ampliação do número de rotas com base em inteligência de dados. Com o uso contínuo de inteligência artificial e machine learnings, continuamos no propósito de transformar a jornada dos viajantes e apoiar empresas do setor em sua jornada de digitalização e modernização.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também