A Mercedes-Benz e a encarroçadora Comil exportaram pela primeira vez um ônibus rodoviário para a Costa Rica. Com esta parceria as fabricantes buscam consolidar o produto no país caribenho. O modelo O 500 RS 1836 tem carroceria Campione Invictus de 13.200 mm de comprimento e capacidade para 50 passageiros. A previsão é que entre em operação no próximo mês.
“Estamos muito felizes por expandirmos, cada vez mais, os negócios na América Latina. Com o amplo portfólio de produtos da Mercedes-Benz, estamos aptos a atender às necessidades de nossos clientes de acordo com a realidade de cada país”, afirma Jens Burger, diretor geral do centro regional Daimler na América Latina.
O chassi O 500 RS 1836 tem freio a disco e top brake, o que garante maior potência na frenagem e fácil manutenção. Entre outras características, o veículo traz em sua composição o freio eletrônico (EBS), o controle eletrônico de estabilidade (ESP), retarder, entre-eixos de 3.000 mm, suspensão pneumática e câmbio automatizado GO 240. Com o motor OM 906 LA eletrônico Euro 3 e 18,5 toneladas de PBT, o ônibus assegura baixo consumo de combustível e economia operacional, podendo ser utilizado também para as aplicações de fretamento e turismo.
O ônibus Campione Invictus conta com ar condicionado, isolamento térmico, internet via wi-fi, tomadas para notebook, entradas para cabos USB e dispositivo de poltrona móvel (DPM), oferecendo mais segurança e conforto de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
A comercialização foi viabilizada pela Autostar, representante da Mercedes-Benz no país e pela Champion Buses, da Comil.