BR7 Mobilidade lança serviço de transporte coletivo por demanda

O BR7+ promete mais previsibilidade, segurança e possibilita a reserva antecipada dos assentos, além de wi-fi e ar-condicionado

Márcia Pinna Raspanti

A BR7 Mobilidade, operadora do transporte coletivo de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, lança, por meio do aplicativo UBus, o BR7+, um serviço de transporte por demanda, complementar ao transporte coletivo tradicional da cidade.

Pelo aplicativo UBus, o cliente pode programar a sua viagem ao escolher dia, horário e a sua poltrona nas vans da operadora. Além disso, é possível utilizar diferentes formas de pagamentos por cartão de crédito ou com Cartão Legal, que são feitos diretamente pelo aplicativo.

O serviço começa com duas linhas, servidas por quatro vans, ligando o bairro ao centro. “Na próxima semana, teremos mais duas vans e um micro-ônibus. As linhas foram criadas por causa da demanda, e com o início da operação poderemos criar novas rotas e incrementar a frota, de acordo com a necessidade da população”, conta Milena Braga Romano, diretora da BR7 Mobilidade.

Segundo a executiva, a tecnologia Ubus permitirá que o serviço seja oferecido outras cidades e capitais brasileiras, basta os operadores locais adotarem o aplicativo para o transporte coletivo urbano e para integrá-lo com as linhas convencionais.

Milena também destaca que, em tempos de pandemia, esse tipo de serviço ajuda a trazer o passageiro de volta ao transporte coletivo. “O transporte coletivo perdeu muito para o individual, seja sob demanda ou automóvel. Com todos os protocolos de segurança, o transporte coletivo oferece risco zero, tanto o novo serviço quanto o regular”, pondera.

O aplicativo mostra ao passageiro todas as rotas, veículos e horários disponíveis para o destino final, além do trajeto que será feito do embarque até o ponto de desembarque. O passageiro pode reservar o assento entre as poltronas disponíveis e escolher a forma de pagamento. É possível visualizar ainda o mapa da viagem, com o trajeto, nome do motorista, modelo, prefixo e placa do veículo.

As vans têm comunicação visual diferenciada e são equipadas com poltronas reclináveis, além de wi-fi, USB e ar-condicionado. Os veículos têm capacidade para transportar 18 passageiros e contam com bilhetagem eletrônica e validação por QRCode.

As vans são higienizadas com um moderno sistema de nebulização com um desinfetante de nível hospitalar que age de forma imediata e garante a proteção por até 72 horas após aplicado, impedindo que as superfícies sejam contaminadas pelo coronavírus, bactérias e fungos.

Além deste novo método, entre as ações implementadas está o uso obrigatório de máscara, a limpeza diária dos filtros do sistema de ar-condicionado, disponibilização de álcool gel dentro dos veículos e aferição diária de temperatura dos motoristas.

Victor Gonzaga, diretor de operações da Ubus, explica que o serviço foi desenvolvido de acordo com a demanda dos usuários e com as características do sistema de transporte da cidade. “Foi uma solução construída pelos desenvolvedores passo a passo, tornando a funcionalidade totalmente adaptada às necessidades do sistema”, detalha.

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