Utilizando o bagageiro dos ônibus das Viações Cometa, 1001 e Catarinense, empresas do Grupo JCA, a Buslog teve crescimento de 70% em volume de transporte de encomendas e cargas fracionadas desde abril.
Durante esse período, a Buslog implantou soluções mais eficientes, melhores prazos de entrega, com possibilidade de retirada no mesmo dia, e ferramentas digitais, como o portal de gestão do cliente e possibilidade de rastreamento em tempo real. Com isso, registrou um aumento expressivo de clientes B2C e B2B.
A empresa se adaptou às condições impostas pelas pandemia e realinhou seus negócios para transformar seu ativo em diferencial estratégico ao mercado.
A Buslog realizou investimento em tecnologia, nas plataformas de gestão de encomendas e inteligência de dados com a Salesforce e Track3, com foco em aprimorar a experiência do cliente para a realização de pedidos de forma digital.
“Estamos em constante aprimoramento das tecnologias buscando sempre a excelência nos serviços prestados e isso tem trazido muitas vantagens aos clientes e a dinâmica dos nossos negócios”, explica Marcelo Barreto, diretor executivo da Buslog.
Além disso, o momento tem trazido novas oportunidades de negócios. Em um dos hubs dentro de uma das garagens dos ônibus em São Paulo, por exemplo, foi implementada uma rede integrada de coletas e entregas de e-commerce, em parceria com a empresa Kangu, que agora possui espaço exclusivo para realizar atividades de cross docking, método em que a mercadoria recebida nem chega a ser estocada, sendo preparada para a distribuição imediata.
Malha rodoviária-
Dessa forma, a Buslog também tem ampliado e diversificado seus negócios com investimento logístico e parcerias, viabilizando uma operação mais ágil de entregas ao consumidor final.
O cliente pode, por meio das mais de 220 unidades Buslog localizadas nas regiões sudeste e sul do país, contratar o serviço e, em alguns destinos, retirar sua encomenda no mesmo dia. Isso só é possível devido à grande quantidade de partidas diárias realizadas na malha rodoviária do Grupo JCA.
Tal facilidade é importante para as micro, pequenas e médias empresas que, em tempos de isolamento e aumento das vendas online, necessitam de mais opções nas entregas porta a porta ou possibilidade de retirada pelo destinatário.
“Estamos ajustando ainda mais os serviços para novas modalidades – seja para o cliente pessoa física como também para o corporativo, sempre otimizando a operação para trazer mais eficiência ao serviço de transporte de encomendas. Temos uma operação muito estruturada com os ônibus que não param e somos preparados para atender com segurança e rapidez. Tivemos uma diversificação de negócios no primeiro semestre e vamos ampliar ainda mais essas parcerias e negócios”, explica Barreto.