A BYD inaugurou no polo industrial de Manaus (AM) a sua terceira fábrica no Brasil com investimento de R$ 15 milhões. O complexo fabril, que está instalado em uma área de cinco mil metros quadrados, é dedicado a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4), abastecendo inicialmente a linha de chassis de ônibus 100% elétricos fabricados em Campinas, no interior de São Paulo.
A planta industrial tem capacidade para produzir até mil baterias por ano. A quantidade inicial projetada para ser entregue até novembro é de 272 baterias de fosfato de ferro-lítio. “Com o investimento, também poderemos fazer parcerias com empresas interessadas em potencializar a eletrificação de seus equipamentos. A nossa proposta é popularizar e facilitar a eletrificação da mobilidade e de equipamentos no país”, afirma Tyler Li, presidente BYD Brasil.
A nova unidade conta com processo de produção automatizado e robotizado. “Estamos produzindo uma margem de 28 baterias a cada dois dias. É muito rápida e técnica a operação, já que temos em Manaus infraestrutura montada e robotizada para entregar as baterias com maior rapidez e mais segurança”, diz o presidente da BYD Brasil.
São José dos Campos, no interior de São Paulo, será a primeira a ser beneficiada com as baterias produzidas no Brasil. Ao todo, a BYD vai fornecer 12 ônibus articulados de 22 metros, com zero emissão de poluentes e sem ruído.
Pioneirismo-
A BYD é pioneira na introdução de frotas de ônibus elétricos no país. “Além de não poluentes, os ônibus elétricos são econômicos, com custo operacional menor que um modelo a diesel convencional. Na comparação com o diesel, o gasto com o abastecimento elétrico chega a ser equivalente 25% do que a de um veículo a diesel. Além disso, o número reduzido de peças em um veículo 100% elétrico diminui drasticamente a necessidade de manutenção, proporcionando maior disponibilidade do veículo em comparação ao convencional à combustão”, compara a fabricante.
No Brasil, a BYD abriu sua primeira unidade fabril em 2015, para produção de chassis de ônibus elétricos e a comercialização de veículos e empilhadeiras, em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou o segundo complexo industrial para produção de módulos fotovoltaicos.
A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: em Salvador, com o VLT do subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. No Brasil, a BYD emprega 365 funcionários nas cidades de Campinas, São Paulo, Salvador, Manaus, Vitória, Curitiba e Rio de Janeiro.