BYD amplia fornecimento de ônibus elétricos para a Espanha

Após recente entrega de 15 ônibus movidos a eletricidade, a fabricante ganha licitação para mais 30 novos veículos

A BYD, fabricante de ônibus elétricos, será a fornecedora de mais 30 ônibus elétricos para a Companhia Municipal de Transporte de Madrid (EMT Madrid), após vencer a maior licitação da história da Espanha para ônibus elétricos. A previsão é que os veículos sejam entregues em 2021 e irão operar na capital espanhola.

O pedido de ônibus 100% elétricos de 12 metros da BYD representa a maior parte de um pedido de 50 veículos da EMT Madrid, a maior operadora de transporte público da Espanha, com 2,1 mil veículos.

A primeira entrega de 15 ônibus BYD elétricos de 12 metros para a EMT foi em maio deste ano, mesmo com as restrições de bloqueio causados pela pandemia do coronavírus.

Os veículos já estão em operação no serviço de alta demanda na rota 52 da EMT Madrid, conectando Puerta del Sol e Santamarca e também no novo serviço de perímetro de Madrid que faz parte da Estratégia de Sustentabilidade Ambiental Madrid 360.

A EMT selecionou a BYD para o fornecimento de mais 30 ônibus totalmente elétricos ao levar em conta vários parâmetros operacionais, incluindo a autonomia com uma única carga, custo de consumo de energia, além de custos de manutenção e garantia do fabricante

“Nossos primeiros 15 veículos BYD estão tendo um bom desempenho na rota 52 da EMT Madrid, e a empresa está vendo os benefícios da eletrificação promovida pela BYD. Este último pedido de 30 ônibus 100% elétricos terá um impacto ainda maior na melhoria da qualidade do ar em Madrid ”, disse Joaquín Bellido, diretor da BYD na Península Ibérica.

“Esperamos continuar a apoiar a EMT Madrid na substituição de sua frota para mobilidade elétrica, trazendo um transporte mais confortável e sem emissão de gases poluentes para os madrilenos. Tivemos o prazer de fornecer o primeiro lote de 100% elétricos na hora certa e estamos totalmente comprometidos em fazer exatamente o mesmo em 2021”, comentou o executivo.

Veja também

Por