Márcia Pinna Raspanti
A BusUp é uma empresa fundada em Barcelona, na Espanha, em 2015, que chegou ao Brasil há dois anos. Seu foco principal é atuar como gerenciadora de fretamento contínuo, oferecendo um sistema de gestão por meio de uma plataforma digital, com o objetivo de trazer mais produtividade e eficiência ao transporte. De acordo com a companhia, que se apresenta como uma Spin-off, é possível reduzir em até 40% os custos da operação.
Com a solução, empresas da mesma região podem compartilhar o mesmo serviço de transporte para seus funcionários, desde que seja interessante para o cliente. “Fazemos o mapeamento e o acompanhamento dos serviços, disponibilizando os dados on line para o cliente. Além de trazer mais transparência e proporcionar melhor gestão, é possível identificar os gargalos da operação e apontar as melhores formas de superá-los”, explica Marco Aurélio Almeida, country manager da BusUp.
Almeida destaca que a BusUp não está no mercado para concorrer com as empresas de fretamento, mas para criar parcerias, trazendo vantagens para as operadoras e para o cliente final. “Sempre procuramos contratar a empresa que já presta o serviço de fretamento, fornecendo as informações que podem ajudá-la a aprimorar suas atividades, reduzindo custos, melhorando rotas, adaptando sua frota de acordo com a operação”, pontua.
A BusUp pode ser contratada pelas empresas que querem oferecer transporte para seus funcionários ou pelas próprias operadoras de fretamento. “Pode ser uma indústria ou varejista que quer ter mais informações sobre o serviço prestado e se informar de como é possível dar mais eficiência e reduzir gastos, como também pela própria empresa de fretamento que percebe que poderia melhorar determinados pontos de sua operação”, informa Almeida.
Eventual-
Além do fretamento contínuo, a BusUp também presta serviços no transporte para eventos, como shows, feiras de negócios e turismo. “Somos os intermediadores entre a organização dos eventos e as empresas que fazem o transporte. Homologamos e subcontratamos as operadoras locais que sejam as mais adequadas para cada evento”, conta Almeida. Rock in Rio e Lollapalooza são exemplos de eventos em que a Bus Up participou, nos últimos dois anos.
Segundo Almeida, disponibilizar o transporte de forma prática e totalmente digital é um atrativo a mais para qualquer evento. “Temos pesquisas realizadas na Europa, que mostram ter como ir e voltar é um fator decisivo para 70% das pessoas na hora de decidir participar de um show ou outro tipo de evento.”