Marcopolo cria solução de biossegurança em ônibus

O sistema FIP Onboard está sendo testado pela Viação Ouro e Prata, que opera o transporte do Rio Grande do Sul

A Marcopolo Next, divisão de inovação da fabricante de carrocerias, passa a oferecer uma solução de biossegurança para tornar o transporte coletivo mais seguro a contaminações virais.

A tecnologia FIP Onboard criada em parceria com a Aurratech – empresa com atuação no Brasil, África do Sul, Espanha e Estados Unidos – é um processo inédito e patenteado para desinfecção de superfícies e ambientes, por meio de nanopartículas de uma solução biocida, e está sendo testada pela Viação Ouro e Prata, operadora de transporte do Rio Grande do Sul.

O FIP Onboard é atóxico, podendo ser aplicado rapidamente no salão de passageiros, cabine do motorista e até mesmo no bagageiro, cobrindo 100% das superfícies. O processo total de aplicação leva menos de 20 minutos e garante proteção por até três dias. “Uma névoa é dissipada em todo o interior do ônibus e em torno de 10 minutos, o produto atua e realiza a desinfecção, impedindo a disseminação dos vírus”, explica Petras Amaral, business head da Marcopolo Next. Outro diferencial é que a névoa age sem deixar poltronas úmidas, evitando o desconforto dos passageiros, e também sem interferir no funcionamento de equipamentos eletroeletrônicos internos.

“A aplicação desenvolvida em conjunto com a Aurratech tem formulação desenvolvida exclusivamente para ônibus, tendo potencial para redefinir os protocolos de biossegurança relacionados à sanitização antes de cada viagem, o que permitirá um retorno seguro da mobilidade em viagens interestaduais, intermunicipais e urbanas”, afirma Amaral.

As primeiras provas de conceito demonstraram que a aplicação do FIP Onboard é simples e proporciona total desinfecção. O produto é aplicado após a limpeza padrão e normal dos ônibus, onde uma névoa se dissipa no ambiente. A ação do sanitizante é imediata na inativação das bactérias e vírus, fazendo deste produto uma ferramenta eficiente e efetiva ao combate da Covid-19, permitindo que o veículo seja utilizado pelos passageiros poucos minutos após a sua aplicação.

Além da grande capacidade de desinfecção e da duração da proteção oferecida, o sistema FIP Onboard apresenta vantagens importantes para a operação se comparado com sistemas do tipo aspersão, pois independe da atenção de operadores para cobrir todas as superfícies.

Por intermédio desta parceria tecnológica, a Marcopolo Next colocará à disposição das empresas operadoras de transporte uma solução capaz de proteger a sociedade de diversos agentes biológicos nocivos à saúde e segurança dos passageiros e motoristas, como o novo coronavírus.

Com o objetivo de atender ao maior número possível de clientes com esta solução, a Marcopolo Next está definindo no momento os detalhes finais para ofertar a solução na forma de serviço de aplicação, por meio da rede Marcopolo de representantes no Brasil e no exterior. “Estamos preparando os equipamentos para aplicação e iniciando os treinamentos para as equipes de nossas filiais e das redes de distribuidores, concessionários e representantes Marcopolo e Volare no Brasil e exterior”, afirma Amaral.

Veja também

Por