A Dunlop Pneus, marca da Sumitomo Rubber do Brasil, e a Volare, uma das empresas da Marcopolo, firmam uma parceria para o fornecimento de pneus para os novos veículos produzidos no país. Para a Dunlop, será o primeiro fornecimento de pneus para veículos pesados na América Latina. O negócio representa a abertura do canal de vendas deste tipo de pneus para veículos que saem diretamente da fábrica. A expectativa é que sejam fornecidos cerca de 3,5 mil pneus por ano.
O Dunlop SP 320 foi desenvolvido com a tecnologia Advanced Footprint Control, ampliando a área de contato com o solo, aumentando a qualidade e durabilidade do pneu, além de reduzir o desgaste irregular. Aliado à banda de rodagem com camada dupla, carcaça mais robusta e talão reforçado, ele foi pensado para ter não só uma primeira vida útil mais longa, mas também um maior número de recapagens, trazendo o melhor custo x benefício da categoria para o veículo.
Rodrigo Alonso, gerente sênior de vendas e marketing da Dunlop no Brasil, conta que os pneus SP 320 foram desenvolvidos para equipar veículos pesados do segmento regional e rodoviário com aplicação em todas as posições, porém com foco para utilização em eixos direcionais. “Eles podem ser aplicados nos mais variados tipos de veículos, que trafegam em médias e longas distâncias no transporte rodoviário de cargas e de passageiros”, afirma.
De acordo com Alonso, a Dunlop oferece pneus de carga produzidos com tecnologia de ponta, apresentando diferenciais que proporcionam excelentes índices de custo por quilômetro, com impactos não apenas na primeira vida do pneu, mas no índice de recapabilidade. Os pneus da marca são produzidos com a tecnologia Taiyo (Sun) System, sistema de fabricação de pneus sem emendas, que contempla importantes diferenciais que superam o método de fabricação convencional.
“Diferentemente do processo até então disponível no mercado, em que emendas são sobrepostas ao longo da circunferência do pneu, muitas vezes de forma manual, o método traz uma tecnologia de aplicação de finas fitas de borracha de forma automatizada ao longo de sua circunferência, minimizando o acúmulo de massa em alguns pontos do pneu, dando forma a um produto que, após a vulcanização, oferecerá melhor distribuição da borracha e um melhor nível de acabamento”, explica.
O processo, por eliminar as emendas nas partes de borracha do pneu, oferece ao usuário final um produto com nível de vibração 30% menor, além de apresentar um balanceamento 50% superior aos pneus produzidos através do sistema convencional, com emendas. De acordo com a empresa, a Dunlop foi a primeira fabricante nacional a oferecer ao mercado uma capacidade de carga superior (154/149) em seu modelo SP320, na medida 295/80R22.5. “Tal feito tem como objetivo oferecer um pneu mais seguro e preparado para a severidade do mercado brasileiro, resultando em uma maior vida útil da carcaça”, pontua Alonso.
A Dunlop atua para ampliar o seu fornecimento de pneus para pesados tanto no mercado de reposição quanto às montadoras. “A ideia é aumentar os volumes de produção para acompanhar o mercado de pesados no Brasil. A Dunlop vê no segmento de carga do país um grande potencial e por isso, vem investindo em novas tecnologias para poder sempre oferecer produtos de alta qualidade para o mercado brasileiro”, informa Alonso.