Uma das maiores tendências no setor de bilhetagem eletrônica para transporte público é a redução do uso do dinheiro para pagamento das tarifas. Os aplicativos para celular têm sido de grande ajuda nessa tarefa, permitindo que o passageiro adquira seus créditos e faça a recarga do bilhete único até mesmo dentro dos ônibus. Agora, a Cittati traz ao mercado uma alternativa para quem não tem acesso aos aplicativos ou tem dificuldade de utilizá-los: o sistema URA (Unidade de Resposta Audível) que pode ser feito por telefone, por comando de voz. Basta ligar para *32245, adquirir os créditos e carregar o cartão no veículo ou nos terminais, aproximando-o do equipamento.
A venda de créditos será feita pelo sistema URA. A novidade está em operação no início de julho. “É uma opção de recarga que pode ser feita por qualquer tipo de celular, basta telefonar e fazer a compra. Funciona como uma venda por aplicativo: o valor será descontado de um cartão de crédito ou débito cadastrado. A pessoa pode estar sem dinheiro na hora e a transação pode ser realizada em qualquer horário”, explica César Olmos, diretor de tecnologia da Cittati. A recarga embarcada (URA ou via aplicativo Cittamobi) faz parte da solução Cittamobi, que garante o processamento das transações, permitindo a diversos fornecedores de sistema de bilhetagem e emissão de créditos, por meio de uma plataforma flexível, que disponibiliza variados canais de venda.
Leia a matéria completa na revista Technibus nº124 no Acervo Digital OTM