Technibus – Qual a expectativa da Iveco Bus para o mercado de ônibus em 2021?
Danilo Fetzner – A nossa expectativa é de que este ano seja melhor que 2020. A vacinação contra a Covid-19 deve trazer a confiança à economia e o mercado de transportes de passageiros terá um incremento em investimentos e vendas. Vamos continuar trabalhando para desenvolver novos produtos e ampliar a capacidade de atendimento para estar ao lado do cliente, seja qual for a demanda. Além de novas licitações governamentais, a renovação de frota de operadores do transporte de passageiros dará um fôlego extra para o setor.
Technibus – A Iveco Bus acredita que a pior fase da crise sanitária já passou para o setor de ônibus?
Danilo Fetzner – Neste momento, estamos no mesmo patamar de janeiro de 2020, mas a nossa expectativa é de que o cenário seja positivo nos próximos meses.
Technibus – O programa Caminho da Escola, assim como o setor de fretamento, continuará sustentando o mercado de ônibus em 2021?
Danilo Fetzner – O Caminho da Escola continuará sendo um dos principais motores do setor. Atualmente a Iveco Bus tem cerca de 8,5 mil veículos circulando pelo país por meio deste programa e destaco o chassi 10-190 que tem atendido prefeituras de todo o país no transporte de alunos em áreas urbanas e rurais. O fretamento também representa um nicho de mercado muito forte onde atuamos com o chassi 170S28, que se destaca pela versatilidade, robustez e baixo consumo de combustível.
Technibus – Há alguma sinalização dos clientes sobre compra de novos ônibus ou a maioria ainda prefere aguardar o comportamento do mercado, após a vacinação da população?
Danilo Fetzner – Estamos em contato constante com os clientes e observamos que, assim como em outros segmentos, os operadores buscam um cenário mais seguro para retomarem os investimentos. Acreditamos que em breve o país terá um panorama mais propício para a economia voltar a crescer.
Technibus – Além da perda de passageiros, muitas empresas ainda enfrentam falta de crédito para renovar a frota de ônibus. A Iveco Bus acredita que esse também é um fator que poderá atrapalhar a retomada do mercado de ônibus neste ano?
Danilo Fetzner – Sem dúvida. Além das medidas citadas, o setor precisa de incentivo extra das instituições financeiras para a liberação de crédito. A Iveco Bus tem a parceria do Banco CNH Industrial que oferece linhas de crédito para todos os perfis de clientes do setor de transportes. Para o segmento de minibus Daily, a instituição financeira tem condições especiais, como taxa zero para financiamento em até 12 meses, com 50% de entrada, e taxas de 0,62% até 0,77% ao mês para financiamentos com prazo de 24 a 60 meses. Para aquisição de ônibus e carrocerias, os clientes Iveco Bus ainda contam com o CDC com condições especiais, Finame TFB (taxa fixa do BNDES) com taxas pré-fixadas e o Finame TLP (taxa de longo prazo) com taxa pós fixada além do Finame Selic. Vale ressaltar que as condições estão sujeitas à análise e aprovação de crédito do banco.
Technibus – A Iveco está confiante em conseguir aumentar a participação no mercado de ônibus?
Danilo Fetzner – Sim, e estamos trabalhando para isso, ampliando o portfólio de produtos e oferecendo ampla gama de serviços para os nossos clientes. Em breve teremos novidades para contar.
Technibus – Qual produto ajudará a Iveco Bus nesta retomada?
Danilo Fetzner – Temos um bom portfólio para o transporte de passageiros nos segmentos de vans, micro-ônibus e chassis de motorização dianteira, que atuam nas aplicações como transporte urbano, intermunicipal, fretamento, turismo e escolar. Isso nos fortalece nesse período de retomada.
Technibus – Qual a previsão da Iveco Bus para as exportações de ônibus?
Danilo Fetzner – As exportações devem seguir o mesmo cenário, ainda incerto, das vendas no mercado interno.
Technibus – A Iveco Bus está confiante em aumentar as exportações de ônibus para quais países?
Danilo Fetzner – Nossa expectativa é que ainda é cedo para apostar em alta nas vendas para nossos vizinhos.
Technibus – A Iveco Bus já consegue prever quanto fechará o mercado de ônibus em 2021?
Danilo Fetzner – É prematuro cravar um número para 2021. O que dá para afirmar é que a equipe da Iveco Bus não medirá esforços para ampliar a participação de mercado nos segmentos em que a marca atua.
Technibus – Em 2020 a Iveco Bus ficou em quarto lugar no ranking de vendas de ônibus com 603 veículos emplacados, alta de 138,3% sobre 2019. O resultado alcançado estava dentro do esperado pela Iveco Bus?
Danilo Fetzner – O setor de transporte de passageiros sofreu os impactos por conta da pandemia em 2020, assim como boa parte dos setores que compõem a economia do Brasil. O acumulado do ano passado foi de 13,9 mil unidades, redução de 33,4% em relação ao mesmo período de 2019. O segmento foi muito afetado pela crise, embora o programa Caminho da Escola tenha ajudado para que o resultado não fosse ainda mais negativo.
Technibus – O Caminho da Escola ajudou nos resultados da Iveco Bus em 2020?
Danilo Fetzner – Em 2020, a Iveco Bus venceu a licitação para entregar 1,2 mil ônibus escolar rural médio (ORE 2), com chassi 10-190, para o programa Caminho da Escola. Entregamos 850 veículos no ano passado. Essa conquista foi muito importante para impulsionar as vendas da marca mesmo em um ano marcado pelo cenário adverso por conta da pandemia.
Technibus – Quais foram as medidas de Iveco Bus para enfrentar o impacto causado pela crise sanitária no mercado de ônibus?
Danilo Fetzner – Apesar da crise sanitária, não paramos de trabalhar para proporcionar produtos e serviços que oferecem baixo custo operacional e rentabilidade para o operador do transporte de passageiros.
Technibus – Quais foram as ações da empresa?
Danilo Fetzner – Reforçamos o contato com o operador do transporte de passageiros com uma série de medidas, como o funcionamento do serviço de agendamento e assistência 24 horas, por meio do centro de atenção ao cliente Iveco – 0800 702 3443; lançamento do canal via WhatsApp (31-21072355), que trouxe mais rapidez para o contato com a marca; atendimento remoto da área comercial via WhatsApp, site, telefone e visitas pré-agendadas; ações de combate a Covid-19 com a entrega de mais de 10 mil de kits de prevenção à doença nas concessionárias, além de manter nos 77 pontos de atendimento de norte a sul do Brasil protocolos especiais de atendimento com rígidos padrões de higienização das instalações.