Consórcio Acqua Vias SP é o vencedor da PPP de Travessias Hídricas

Primeira PPP do país a receber certificação internacional de sustentabilidade ainda na fase de projeto avança para a etapa de homologação, que antecede a assinatura do contrato

Redação

O Governo de São Paulo, por meio da secretaria de parcerias em investimentos (SPI), informa que, conforme publicação desta sexta-feira (19) no Diário Oficial do Estado, o consórcio Acqua Vias SP foi declarado vencedor da Parceria Público Privado (PPP) de Travessias Hídricas, após a conclusão da análise da documentação de habilitação e sem registro de recursos administrativos. A empresa segue para a etapa de homologação da licitação e pela adjudicação, etapas que antecedem a assinatura do contrato.

Com isso, o processo licitatório é concluído e o consórcio passa a cumprir as providências finais para a formalização do contrato, prevista para o início de 2026. O Acqua Vias SP é formado pelas empresas BK Consultoria e Serviços, Internacional Marítima, Rodonave Navegações, Zetta Infraestrutura e Participações e Innovia Soluções Inteligentes.

O contrato da PPP, com duração de 20 anos, prevê a aquisição de mais de 40 novas embarcações, sendo a maioria delas 100% elétricas. Os recursos também contemplam a requalificação e a ampliação de 20 terminais no estado de São Paulo, novas oficinas de manutenção, centros de controle operacional, cabines automáticas de cobrança e sistemas de automação e segurança.

Durante a estruturação, a PPP de Travessias Hídricas tornou-se o primeiro projeto no Brasil a receber a certificação internacional Blue Dot Network, concedida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O selo reconheceu o alinhamento do projeto com os mais altos padrões de governança, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social.

A modernização do sistema estadual permitirá a redução de até 18 mil toneladas de CO₂ por ano, consolidando o projeto como um dos maiores programas de descarbonização do transporte aquaviário do país.

Próximos passos

Com a adjudicação e homologação do resultado, que confirmam oficialmente a vencedora e a regularidade do processo, será iniciado o procedimento para assinatura do contrato, com previsão para o primeiro semestre de 2026. A partir daí, terá início a fase de transição operacional.

Durante esse período, a secretaria de meio ambiente, infraestrutura e logística (Semil) segue responsável pelas operações nos três primeiros meses, em regime de cooperação com a concessionária, que assumirá integralmente a gestão a partir do sétimo mês.

O plano de investimentos será executado de forma gradual, contemplando a fabricação das novas embarcações e a modernização dos terminais. De acordo com o cronograma contratual, todas as travessias deverão operar com capacidade plena até o final do sétimo ano, com as obras concluídas e a frota elétrica já operacional.

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