A Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus) comemora o edital para futuras aquisições de ônibus escolares destinados ao programa Caminho da Escola, publicado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – autarquia vinculada ao ministério da educação (MEC).
“O Caminho da Escola é um programa muito importante para a indústria de ônibus, representa de 20% a 25% do mercado de ônibus no Brasil, e agora temos mais um edital publicado com prazo até o dia 19 para fazer as ofertas e as tomadas de preços. São 7.470 unidades, com 11 tipos de veículos que irão entrar em leilão entre as associadas da Fabus e da Anfavea”, comentou Ruben Bisi, presidente da Fabus. “Esperamos que esse leilão possa se encerrar o mais rapidamente possível para podermos endereçar os ganhadores e quem começará a produzir os ônibus escolares no primeiro trimestre de 2026.”
Devido ao grande volume, o presidente da Fabus considera o programa Caminho da Escola muito importante. “Acredito que, por ser um ano eleitoral, nós esgotemos as atas desse pregão que está iniciando.”
Déficit do Caminho da Escola
Bisi informou haver um documento interno no FNDE que destaca que, após 10 anos, os ônibus deveriam ser repostos. “Temos também um grande déficit do Caminho da Escola de mais de 35 mil ônibus com mais de 10 anos.”
O presidente da Fabus destacou que esses sete mil ônibus que serão licitados não repõem nem a frota existente hoje que precisa ser reposta. “Mas acreditamos que possamos ter esse programa para ajudar a indústria nacional, a educação e a inclusão social.”
LEIA TAMBÉM: Mercado de ônibus sente o impacto das condições macroeconômicas e da demora no pregão do Caminho da Escola
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Acesse o Acervo Digital OTM Editora



