Bonde Urbano Digital (BUD) inicia operação com passageiros em dezembro no Paraná

Última etapa de testes servirá para definir eventuais ajustes no trajeto, testar sistema autônomo de direção com ‘trilho digital’ e concluir o treinamento dos motoristas

Redação

O Bonde Urbano Digital (BUD), inovação em mobilidade promovida pelo governo do Paraná, chegou na madrugada desta sexta-feira (28) ao Terminal São Roque, em Piraquara, de onde sairá e retornará diariamente para a fase final de testes antes de começar a transportar passageiros. A previsão da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), que coordena a iniciativa, é que a operação comece no início de dezembro após a conclusão com sucesso de todos os testes e eventuais adequações necessárias.

Segundo o presidente da Amep, Gilson Santos, o início dos testes nas ruas marca uma nova etapa do projeto. “A partir de agora o BUD ficará diariamente no Terminal São Roque, realizando testes na linha Pinhais–Piraquara, sobretudo nos períodos de menor movimento, para avaliarmos a performance, a entrada e saída dos terminais e os trechos em que haverá condução autônoma”, relatou.

Os testes envolvem tanto o percurso completo quanto os trechos dotados de marcadores magnéticos, uma tecnologia que permite o funcionamento do ‘trilho digital’. “É uma demonstração importante para a população, porque comprova a precisão desse sistema, guiado por ímãs instalados ao longo do pavimento”, explicou Santos.

Os marcadores magnéticos já foram instalados no próprio terminal e na Rodovia Leopoldo Jacomel. A estrutura permitirá que o veículo realize manobras autônomas, sempre com a supervisão humana dos motoristas que estão sendo treinados.

Os testes finais e início da operação foram precedidos de dois meses de preparação intensa. Neste período, o Governo do Estado supervisionou a montagem do veículo, que chegou em módulos da China, enviado pela CRRC Corporatio, que desenvolveu a tecnologia. Depois, foi montado e ajustado por equipes especializadas, com acompanhamento direto da empresa chinesa.

Também foram efetuadas obras de sinalização, instalação da garagem e do sistema de carregamento no Terminal de Piraquara e a implantação dos imãs nos trechos da linha que serão operadas de forma autônoma.

De acordo com o presidente da Amep, o BUD funcionará como reforço das linhas tradicionais, sem substituir os ônibus convencionais. Com 30 metros de comprimento, o veículo tem capacidade para até 280 passageiros e a estimativa da Amep é de atender cerca de 10 mil usuários por mês. A tarifa será a mesma do sistema metropolitano, de apenas R$ 5,50, com manutenção da integração entre linhas.

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