SPTrans aprova novo ônibus elétrico para a capital paulista

O e-Bus Eletra Padron de 82 lugares conta com chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e baterias WEG

Marcia Pinna

O e-Bus Eletra Padron recebeu a aprovação total da SPTrans e agora está autorizado a operar comercialmente no transporte de passageiros pelas linhas da cidade. O veículo chega para suprir uma lacuna, especialmente nas linhas dos sistemas estruturais e de articulação regional, voltadas a demandas médias e altas e a condições operacionais mais severas.

Trata-se de um ônibus do tipo padron, com capacidade para 82 passageiros, entre sentados e em pé, e aproximadamente 12,5 metros de comprimento. O chassi é Mercedes-Benz e a carroceria da Caio. O modelo é produzido pela Eletra, empresa 100% brasileira fabricante de ônibus elétricos que, por meio do serviço Eletra Consult, também oferece consultoria e apoio técnico para implantação de sistemas de mobilidade elétrica, desde a escolha das infraestruturas mais adequadas, passando pela análise das linhas de financiamento no mercado até o pós-venda e treinamento de profissionais.

O veículo foi lançado oficialmente no mês passado e traz novas tecnologias como os motores elétricos de ímã permanente, controladores mais precisos com softwares mais modernos e baterias inéditas da WEG.Todo este conjunto tecnológico ampliam a autonomia, a capacidade de retenção energética e a durabilidade das baterias e, reduzem o peso total do ônibus entre 350 kg e 400 kg.

Isso permitiu ampliar em cerca de 10 passageiros a capacidade total do ônibus, em comparação com a configuração básica anterior de 12,1 metros — que continua disponível como opção da Eletra para o mercado, em parceria com a WEG. Esse aumento de capacidade e de dimensionamento é resultado direto da redução do peso.

A autonomia das baterias também foi ampliada como resultado desses ganhos operacionais e de configuração. O alcance é um dos maiores da categoria: 255 km, comprovados e homologados em teste da SPTrans.

O modelo segue todas as especificações exigidas pela SPTrans, como piso baixo para garantir a acessibilidade a pessoas com dificuldades de movimento, vidros colados e com proteção contra raios UV (ultravioleta do Sol), ar-condicionado, tomadas do tipo USB para os passageiros carregarem celulares e outros dispositivos móveis.

 “Sabemos da importância de uma aprovação como essa não apenas para a cidade de São Paulo, mas para a eletromobilidade em todo o Brasil e na América Latina. Isso porque os padrões da SPTrans são altamente técnicos, exigentes, como devem ser, e criteriosos. Esses parâmetros são seguidos por diversas cidades e chegam a embasar normas adotadas por outros países da região. Isso significa que, com esse modelo, podemos atender a diferentes sistemas de transporte e seguir contribuindo para uma mobilidade mais limpa e confortável nas Américas. A Eletra é a empresa brasileira e latino-americana que lidera a transição energética na região”, afirmou Milena Romano, presidente da Eletra.

“Todo o conjunto tecnológico deste novo modelo garante sua adequação às mais diversas operações, inclusive as mais exigentes, como as da cidade de São Paulo, que envolvem aclives e declives acentuados, grande carregamento de passageiros, trânsito com paradas e retomadas frequentes e curvas mais fechadas. Com nossas parceiras, conseguimos desenvolver um ônibus inédito, sinônimo de robustez que até então não se encontrava no mercado”, explica a diretora comercial da Eletra, Ieda Oliveira.

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Acesse o Acervo Digital OTM Editora

Veja também