Next Mobilidade é eleita novamente a Maior e Melhor do Transporte Metropolitano

Empresa que atende a Grande São Paulo recebeu premiação nesta terça-feira (25)

Redação

Pela segunda vez consecutiva, a Next Mobilidade, que opera o sistema de transportes entre a capital paulista e a região do ABC, conquistou o prêmio Maiores do Transporte e Melhores do Transporte, na categoria Transporte Metropolitano de Passageiros. A cerimônia de entrega ocorreu nesta terça-feira, 25 de novembro de 2025, no Hotel Unique, na capital paulista.

A premiação, realizada pela Editora OTM, com aliança editorial da Revista Technibus, Podcast do Transporte e Diário do Transporte, é uma das mais importantes do segmento, uma vez que é desenvolvida especificamente para setores ligados à mobilidade de cargas e passageiros, nas modalidades rodoviária, urbana/metropolitana, serviços, indústria, ferroviária, aeroviária, bilhetagem, entre outras.

Os critérios da premiação seguem parâmetros técnicos analisados por especialistas, que consideram aspectos como balanços financeiros, qualidade dos serviços e produtos, satisfação dos clientes, entre outros.

A Next Mobilidade assumiu, em 2021, um contrato de operação e requalificação dos transportes intermunicipais metropolitanos no ABC Paulista, marcando o ingresso do segmento de ônibus no modelo contratual de relicitação ou prorrogação antecipada de contrato — até então comum apenas no setor ferroviário de cargas. Esse modelo consiste em prorrogar o prazo de concessão de um serviço público em troca da ampliação dos investimentos no mesmo objeto.

No caso da Nex Mobilidade, o contrato de operação e manutenção do Corredor Metropolitano ABD, de ônibus e trólebus, foi ampliado, contemplando a modernização do sistema, a assunção de linhas fora do corredor e a construção de um novo sistema de maior capacidade, o BRT-ABC, entre o ABC e a capital, por meio de um trajeto novo, adicional ao Corredor Metropolitano ABD, existente desde 1986. A inauguração está prevista para 2026.

Até 2021, as linhas metropolitanas do ABC eram as piores avaliadas do estado de São Paulo, de acordo com os índices de qualidade do Governo do Estado. Desde então, a frota — antes a mais antiga do sistema metropolitano — vem sendo substituída e hoje é a mais nova. Os índices de reclamações caíram, enquanto os de satisfação aumentaram. O modelo já começa a ser replicado em outras partes do País, como na região metropolitana de Goiânia.

A diretora-presidente da NEXT Mobilidade, que também está à frente da Eletra Industrial — fabricante 100% brasileira de ônibus elétricos e empresa de consultoria para eletrificação — Milena Romano, afirma que os BRT metropolitanos podem promover grandes transformações urbanas, econômicas e sociais.

Com a empresa BRT Amazônia, na função de operadora, foi implantado o BRT Metropolitano de Belém, que tem proporcionado integração social e regional, ao permitir acesso direto, rápido e econômico para pessoas que moram em cidades que antes enfrentavam dificuldades para acessar os recursos disponíveis na capital paraense. O sistema utiliza ônibus elétricos Eletra.

O BRT Metropolitano de Belém foi destaque na COP30, Conferência das Mudanças Climáticas da ONU, realizada entre 11 e 22 de novembro, em Belém. Segundo Milena, agora, na era da eletrificação, os BRTs metropolitanos reúnem integração regional, inclusão social e benefícios ambientais.

“Agradeço a todos por mais uma oportunidade e premiação. A Next Mobilidade é a concretização diária de um sonho e de uma trajetória que começou há 115 anos. É fruto de muita luta, coragem e, acima de tudo, da crença no amanhã.

A NEXT Mobilidade, ao transformar o hoje de milhares e milhares de pessoas, faz com que nossos clientes e amigos continuem conosco acreditando no futuro.

Já iniciamos a era da modernização: os BRTs entram na rota da eletromobilidade. Mas esta é uma nova fase. O Grupo NEXT Mobilidade, há mais de 20 anos, atua em corredores metropolitanos eletrificados. Começamos com os trólebus e, agora, na era das baterias e do E-Trol — que reúne diferentes tecnologias em um único veículo — mostramos que o Brasil tem conhecimento técnico e capacidade para atender o mundo inteiro.

Por isso, na COP30, lançamos a Carta de Belém, que mostra que a agenda ambiental é também uma oportunidade econômica e social para o Brasil.

Sabemos do que falamos porque operamos. Daí nasceu a EletraConsult, que oferece suporte para que toda a cadeia da eletromobilidade seja implantada.

Esta homenagem é para nossos clientes, para nossa história e para o futuro promissor do Brasil na era dos BRTs elétricos, modernos e transformadores — como o BRT Metropolitano de Belém tem demonstrado. “Seguimos em frente, com orgulho de sermos brasileiros, latinos e parte das raízes do transporte”, disse Milena.

O sistema no ABC, ainda segundo a empresária, passará por novos aperfeiçoamentos, como a continuidade da renovação da frota, a conclusão do BRT-ABC e a modernização do Corredor ABD de ônibus e trólebus.

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Acesse o Acervo Digital OTM Editora

Veja também