A 56ª edição do tradicional Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frotas, promovido pelas revistas Technibus e Transporte Moderno, selecionou os trabalhos que mais se destacaram nos segmentos de rodoviário de passageiros, metropolitano de passageiros e transporte de cargas. Os projetos são avaliados em diversos aspectos, como estética, originalidade e atualidade, segurança, praticidade, identificação da marca e promoção dos serviços e produtos oferecidos.
Os primeiros colocados recebem a premiação durante o evento “Maiores do Transporte e Melhores do Transporte”, realizado anualmente pela OTM Editora. A 56ª edição do concurso apresentou um rico mosaico das principais questões que afetam o transporte de passageiros e cargas no Brasil: sustentabilidade, responsabilidade social, o equilíbrio entre tradição e modernidade – tudo isso coroado com elegância, sofisticação e criatividade.
Na categoria Transporte Rodoviário de Passageiros, a vencedora foi a Viação Rápido Ribeirão Preto, do Grupo JCA, com um projeto do Missemota Arquitetura e Design. Fundada em 1968 para ligar Ribeirão Preto à capital, a Viação Rápido Ribeirão Preto integrou-se ao Grupo JCA em 1995, adotando as cores azul, branco e vermelho da 1001. Com a reestruturação do grupo, ganhou uma nova identidade visual: base grafite, logo redesenhado em vermelho e setas metálicas sobrepostas, que trazem movimento e elegância. A faixa lateral combina as cores originais com o nome completo da empresa.
Alinhada à identidade da 1001, a Rápido Ribeirão Preto mantém personalidade própria e segue como destaque nas estradas entre o interior paulista e a capital. “Esta aproximação visual entre as duas empresas é uma estratégia de marca e de negócios. O projeto alcançou o equilíbrio ao mostrar essa proximidade, mas sem perder a identidade da Rápido Ribeirão Preto. Uma curiosidade é que participei da criação da identidade visual da empresa em 1995”, conta o arquiteto Luiz Antônio Misse Mota.
Em segundo lugar na mesma categoria está a Viação Piracicabana, do Grupo Comporte. Segundo o responsável pelo Projeto, Marcelo Luiz, do departamento de marketing do Grupo Comporte, “o novo layout de pintura da Viação Piracicabana preserva a tradição e o conceito da identidade visual do Expresso de Prata, incorporado ao Grupo em 2021. As adaptações realizadas na tipografia e nos elementos gráficos mantêm a essência do design original, agora com um acabamento mais polido e contemporâneo.”
“Essa atualização reforça o compromisso do Grupo em valorizar sua história e transmitir aos clientes a continuidade, a credibilidade e a tradição que caracterizam suas marcas ao longo dos anos. As renovações de layout também são importantes do ponto de vista de percepção do cliente, uma vez que a Piracicabana opera com alto índice de renovação de frota”, complementa.

A Viação Garcia recebe menção honrosa pelo layout comemorativo aos 90 anos da empresa, com um trabalho de André Kloss, do setor de design de frota da Marcopolo. O projeto aproveita “elementos já presentes na identidade da marca e em layouts anteriores, porém traduz a tradição e a comemoração dos 90 anos.”
“A pintura comemorativa dos 90 anos da Viação Garcia celebra quase um século de história e inovação no transporte rodoviário brasileiro. Inspirada na Art Déco e no Modernismo, movimentos em destaque no país durante o período de fundação da empresa, a pintura utiliza formas geométricas e linhas curvas precisas para transmitir dinamismo, elegância e movimento. As cores douradas, em contraste com o preto, simbolizam a tradição, sofisticação e a força da marca, enquanto a logo da Viação Garcia ocupa posição de destaque, reforçando o legado e a identidade visual marcante que acompanha a empresa há nove décadas”, detalha André Kloss.

Transporte Metropolitano de Passageiros-
Entre as empresas de transporte metropolitano (urbano), o layout apresentado pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Estado do Amazonas (Sinetram) fica com o primeiro lugar, com o projeto assinado por Karen Medeiros, gerente de comunicação do sindicato. O ônibus “PreservAR” marca a estreia do primeiro veículo 100% elétrico da frota urbana de Manaus, simbolizando um avanço rumo à mobilidade sustentável na capital amazônica. Inspirado na onça-pintada, ícone da fauna regional, o layout incorpora suas manchas e o verde predominante da floresta, representando a biodiversidade e o compromisso ambiental.
“A proposta para o ônibus elétrico vencedor nasceu da ideia de unir sustentabilidade e identidade amazônica. O verde representa a energia limpa e o compromisso com o meio ambiente, enquanto as pintas de onça simbolizam a força e a beleza da fauna regional. O nome lateral ‘Preservar’ une a ‘Preservação + Ar’, já que estamos falando de um carro alinhado com as boas práticas de emissão. O design busca aproximar o transporte público da população, mostrando que tecnologia e cultura podem andar lado a lado”, comenta Karen.
César Tadeu Teixeira, presidente do Sinetram, ressalta que “a comunicação visual é uma ferramenta essencial para valorizar o transporte público e fortalecer a conexão com os cidadãos. Um projeto como este mostra que o transporte pode ser mais do que um serviço — ele pode representar identidade, cultura e inovação. Ao investir em design e na imagem da frota, reforçamos a mensagem de que o transporte público de Manaus está em constante evolução, acompanhando as transformações tecnológicas e ambientais que marcam o futuro da mobilidade urbana”.

Sinetram fica com o primeiro lugar
Na segunda colocação do mesmo segmento, vem a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), com um trabalho de Jorge Andrade Soluções Criativas. O projeto de identidade visual da frota de veículos receptivos 100% elétricos da Infraero do aeroporto Santos Dummont, no Rio de Janeiro, tem como principal objetivo destacar a marca da empresa e os investimentos em gestão de sustentabilidade.
“O conceito de design usa como base as linhas arrojadas do modelo e-Milllennium da Caio, valorizando o verde cítrico criado exclusivamente para o projeto como representatividade da mobilidade livre de emissões carbono. Usado a marca de forma iconográfica e trazendo imagens dos pontos turísticos mais importantes da cidade, como o Pão de Açúcar e o Bondinho do bairro de Santa Teresa. Este último representa um elo histórico entre o primeiro modal elétrico da cidade e o atual momento de desenvolvimento da tecnologia no transporte de passageiros e da mobilidade urbana”, informa a empresa.

Transporte Rodoviário de Cargas
A Vitlog recebe menção honrosa na categoria Transporte Rodoviário de Cargas com a inscrição de três projetos: Brasis, Rio Grande do Sul e Farma. “Sempre trabalhamos muito a comunicação visual para reforçar a nossa imagem perante o mercado. Atualmente, poucas empresas de transporte de cargas e de logística investem nessa área. Nossos caminhões são multiplicadores de nossos valores e ideias”, avalia Marcus Couto, diretor administrativo e financeiro da companhia.
O layout Vitlog Brasis se insere dentro um projeto mais amplo de marketing da empresa, realizado em 2025 e que deve ser concluído em 2026. Foram 10 caminhões que receberam o design que celebra a diversidade cultural do país. “Realizamos viagens a cada dois meses para visitar as nossas filiais e os clientes, demonstrando a presença da Vitlog nas diferentes regiões do país, tivemos contato com os caminhoneiros e com a população, e registramos esses momentos. Tem sido muito gratificante”, relata Couto. O projeto visitou o Ceará, Mato Grosso, Espírito Santo, e realizou uma rota de Goiás ao Pará. Para 2026, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Bahia serão os próximos destinos.
Já o projeto Vitlog RS surgiu para mostrar apoio ao povo gaúcho diante da adversidade. “Inspirado na solidariedade que uniu o Brasil durante a enchente, o trabalho traduz em cores e símbolos a coragem de quem resistiu e se reergueu, e o orgulho de uma empresa que colocou sua frota a serviço da esperança, levando ajuda e união por todos os caminhos do país. A carreta RS traz as cores da bandeira, o laço, o lenço e a figura do gaúcho como símbolos de identidade, tradição e resistência. O chimarrão representa acolhimento e coletividade, a bandeira tremulada simboliza o orgulho de um povo que não se rende e o personagem típico reforça a simplicidade e a bravura de quem honra suas raízes”.
O projeto Farma simboliza a responsabilidade de entregar saúde e bem-estar, “traduzindo em sua identidade visual a força de uma marca que move confiança e excelência a cada rota percorrida. A carreta Farma traduz o propósito da Vitlog em cuidar de vidas através da logística. Sua identidade visual reforça a responsabilidade de transportar produtos que salvam, tratam e protegem, com tecnologia, rigor e confiança”.

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