A Mercedes-Benz do Brasil inicia a venda dos chassis de ônibus rodoviário Novo O 500 “el más potente” de 450 e 480 cavalos na versão com motor compatível com o padrão Euro 6. Os clientes chilenos encomendaram as 100 primeiras unidades e os primeiros pedidos já foram produzidos e demais estão em processo de produção na fábrica de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo. Essa exportação é uma parceria com a Daimler Latina, unidade regional da Daimler Buses, e o Grupo Kaufmann, representante da Mercedes-Benz no Chile.
Os chassis da família Novo O 500 chegam ao mercado com as seguintes denominações: Novo O 500 RS 2045 4×2 (motor de 450 cavalos e também uma tonelada a mais nos eixos) e Novo O 500 RSD 2548 6×2 (motor de 480 cavalos e uma tonelada a mais de capacidade nos eixos). Os chassis Novo O 500 RS e RSD “el más potente” passaram a integrar o portfólio Mercedes-Benz para países da região andina, como também de outros mercados da América Latina.
Nessa região, os ônibus rodoviários Novo O 500 atendem aos segmentos de turismo, transporte intermunicipal e fretamento, caso severas rotas de mineração. “Lançado em julho de 2023, o sucesso comercial do Novo O 500 teve início com uma venda discreta para clientes do Chile, Peru e Guatemala. A performance excelente e a rentabilidade do veículo foram reconhecidas rapidamente pelos operadores. Como decorrência, os volumes superaram as expectativas iniciais em mais de 150%, com mais de 370 unidades exportadas no ano de sua chegada àquelas regiões”, destaca Jens Burger, diretor geral do Regional Center Daimler Latina.
“Com o êxito crescente do Novo O 500, chegamos a 1.901 unidades exportadas desde o seu lançamento, sendo aproximadamente 860 unidades só em 2025. Paralelamente, expandimos horizontes. Além de Chile e Peru, que são os maiores compradores do Novo O 500, já comercializamos esses chassis de ônibus rodoviários para Guatemala, Colômbia, Costa Rica, Uruguai, Paraguai, Argentina, México, Egito, Singapura e Indonésia”, informa Jens Burger.
Mercedes-Benz do Brasil cresce 50% nas exportações de ônibus em 2025
Segundo a montadora, os resultados comerciais do Novo O 500 contribuem para que a Mercedes-Benz do Brasil reforce sua posição como maior polo exportador de ônibus da Daimler Buses na América Latina, alcançando um crescimento de cerca de 50% nas vendas acumuladas de janeiro a setembro de 2025 – um salto de 2.963 para 4.440 unidades em relação ao mesmo período de 2024.
A região latino-americana continua sendo o principal destino das exportações de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. De janeiro a setembro de 2025, o volume total de exportações para a América Latina somou 3.830 unidades, com um crescimento de mais de 46% em relação ao mesmo período de 2024 (2.621 unidades).
Entre os países latino-americanos, Argentina, Chile e Peru se consolidam como principais impulsionadores do crescimento nas vendas de ônibus da marca no mercado externo em 2025. A Argentina registrou o maior avanço percentual, de mais de 95%, quase dobrando o volume de unidades enviadas (de 1.181 para 2.305).
O Chile, por sua vez, também manteve posição de destaque regional, com alta de mais de 33% e 518 unidades exportadas, representando aproximadamente 12% do total latino-americano. Já o Peru apresentou crescimento de 56%, fortalecendo a presença da marca em um mercado cada vez mais competitivo e em expansão.
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