A CPTM publicou, no dia 20 de outubro, o edital de licitação para a reconstrução da estação Ipiranga. A nova estação será totalmente integrada à futura estação Ipiranga da Linha 15–Prata do Metrô, atualmente em execução pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), e irá proporcionar mais uma integração entre modais de transporte para a população de São Paulo.
A estação atenderá às normas e legislações vigentes de acessibilidade, NR24, incluindo sistemas e equipamentos necessários para a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Entre os principais itens da contratação estão:
- Infraestrutura: execução de duas novas plataformas de embarque e desembarque;
- Mobilidade: instalação de quatro elevadores e dez escadas rolantes, facilitando a circulação;
- Acessibilidade: inclusão de itens como rota tátil, totens em braile e corrimãos adequados em escadas fixas e elevadores;
- Segurança: Instalação de sistemas de combate a incêndio (hidrantes, SDAI, SPDA, aterramento e reservatório de água);
- Sustentabilidade: Implantação de um sistema fotovoltaico para geração de energia solar, que será utilizada para compensação de consumo em outras estações da CPTM.
A sessão pública para o recebimento das propostas está marcada para o dia 7 de janeiro de 2026. Após a emissão da ordem de serviço, a previsão é que as obras tenham uma duração de 36 meses. Conforme previsto no edital, o orçamento estimado, valores unitários e o total de referência são sigilosos e serão divulgados somente no momento final da licitação.
- Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
- Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
- Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
- Ouça o Podcast do Transporte



