Diante da projeção de 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil em 2025, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a BRT Sorocaba promove campanha de conscientização durante o Outubro Rosa. A iniciativa visa reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, especialmente na região sudeste, que concentra a maior taxa de incidência do país, com uma estimativa de 39.330 casos. A ação busca engajar não apenas suas colaboradoras, mas também as milhares de passageiras que utilizam o sistema de transporte diariamente, transformando o trajeto em um momento de cuidado e informação.
A urgência da pauta é confirmada por dados da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), que apontam que a detecção em estágio inicial aumenta as chances de cura para 95%. Embora a maior parte das ocorrências se concentre em mulheres acima dos 50 anos, a doença pode acometer pacientes mais jovens, tornando o acesso à informação um pilar fundamental no combate ao câncer que mais mata mulheres no Brasil.
“O diagnóstico precoce é sempre o melhor caminho, e tudo começa com informação de qualidade e tempo para cuidar da saúde. Nosso objetivo é que essa mensagem ultrapasse os limites do sistema de transporte e chegue aos lares de nossos colaboradores e passageiros. Queremos incentivar as mulheres a conhecerem seu corpo, a estarem atentas a qualquer alteração e a procurarem um médico imediatamente ao notar algo diferente. A realização periódica da mamografia é indispensável”, afirma Bárbara Rodrigues, gestora de Recursos Humanos da BRT Sorocaba.
Entre os sinais de alerta que exigem atenção imediata estão a presença de nódulo endurecido (geralmente indolor), alterações no mamilo, vermelhidão e retração ou aspecto de “casca de laranja” na pele da mama. A saída espontânea de líquido pelos mamilos e o surgimento de pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço também são sintomas que devem ser investigados por um profissional de saúde, por meio de exames como a mamografia e o ultrassom de mamas.
Apesar de fatores hereditários terem influência, o INCA destaca que a prevenção está diretamente ligada à redução de fatores de risco modificáveis. A adoção de um estilo de vida mais saudável, com controle do peso corporal, prática regular de atividade física e moderação no consumo de álcool, é uma ferramenta poderosa na prevenção da doença. A revisão médica anual e a mudança de hábitos são, portanto, medidas urgentes e eficazes.
Alinhada às recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e da Femama, a BRT Sorocaba reitera a importância da realização anual da mamografia para todas as mulheres a partir dos 40 anos, mesmo que não apresentem sintomas. A campanha da empresa busca ser um agente ativo na disseminação dessa informação vital, contribuindo para a saúde e o bem-estar da população feminina.
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Ouça o Podcast do Transporte