Daimler Buses lança estações públicas de recarga de baterias para ônibus elétricos

O projeto-piloto será feito em parceria com a prefeitura de Colônia, na Alemanha: quatro estações de recarga rápida nas proximidades do centro da cidade

Redação

A partir de 2026, a Daimler Buses instalará suas próprias estações de recarga públicas para ônibus elétricos, com foco em destinos turísticos de alto tráfego na Europa. A rede poderá ser instalada, por exemplo, em estacionamentos de ônibus em parques de diversões ou outros pontos das cidades. Dessa forma, a companhia pretende impulsionar a expansão da infraestrutura de recarga de alto desempenho para além das rodovias nos próximos anos.

Essa iniciativa terá início com um projeto-piloto lançado pela agência regional de energia e proteção climática NRW.Energy4Climate em cooperação com a cidade de Colônia. Como decorrência, quatro pontos públicos de recarga rápida para ônibus elétricos serão instalados perto do centro da cidade no próximo ano.

Hoje, a Daimler Buses é a única fabricante de ônibus na Europa a construir sua própria infraestrutura de recarga pública. Sua subsidiária Daimler Buses Solutions será responsável pelo planejamento, construção, operação e manutenção.

No dia 3 de outubro, na Busworld 2025 em Bruxelas, na Bélgica, a Daimler Buses celebrou a estreia mundial do seu primeiro ônibus intermunicipal elétrico à bateria, o Mercedes-Benz eIntouro. O veículo pode ser equipado com uma ou duas baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) e atinge uma autonomia de até 500 quilômetros.

Desde 2018, o ônibus urbano Mercedes-Benz eCitaro, totalmente elétrico à bateria, está em produção em série. E desde 2023, ele também é oferecido com uma célula de combustível à base de hidrogênio como extensor de autonomia. A Daimler Buses planeja ter ônibus elétricos à bateria em seu portfólio até o final da década, com ônibus com célula de combustível na próxima etapa.

Colônia como projeto-piloto

O estacionamento “BusparkCologne” em Kuhweg, localizado a oeste do Reno, é bem conectado ao transporte público local por meio do ponto de bonde Slabystraße. Este estacionamento serve como um local central para todos os ônibus intermunicipais que levam turistas a Colônia. As operadoras de ônibus poderão recarregar rapidamente seus ônibus elétricos – independentemente da marca – com eletricidade verde.

Ao contrário dos ônibus urbanos elétricos, que atendem rotas mais curtas e geralmente são recarregados durante a noite com 50 a 80 kW, os ônibus interurbanos exigem soluções mais potentes. As quatro novas estações de recarga rápida fornecerão uma potência nominal de 400 kW cada uma. As estações estarão acessíveis ao público 24 horas por dia, sete dias por semana.

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Ouça o Podcast do Transporte

Veja também