Os emplacamentos de ônibus apresentaram aumento de 12,81% em setembro, com 2.316 unidades, em comparação aos 2.053 veículos vendidos em agosto deste ano. Em relação a setembro do ano passado, quando foram comercializados 2.450 veículos no país, houve uma redução de 5,47%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No acumulado de janeiro a setembro de 2025, foram emplacados 21.238 ônibus no mercado brasileiro, expansão de 8,19% sobre os 10.631 veículos comercializados nos nove meses de 2024.
Arcelio dos Santos Junior, presidente da Fenabrave, esclareceu que a retração nas vendas de ônibus em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado é decorrente dos pedidos de ônibus escolares do programa Caminho da Escola, que começou o ano com grande volume e agora está desacelerando, mas em linha com as projeções da Fenabrave.
“Em janeiro o percentual de crescimento do mercado de ônibus estava além dos 6% previstos pela Fenabrave e este número está reduzindo porque o programa Caminho da Escola vem sendo atendido desde o ano passado. Com os cálculos das entregas continuamos acreditando no crescimento de 6% para o mercado de ônibus neste ano”, disse Santos Junior. As vendas de ônibus devem atingir 29.336 unidades.
Do total de ônibus vendidos de janeiro a setembro de 2025, a liderança no mercado é da Mercedes-Benz, com 10.470 veículos, 49,3% de participação. Na sequência aparece a Volkswagen Caminhões e Ônibus, com 4.525 unidades (21,31%), a Marcopolo, com 2.505 unidades (11,79%), Iveco 2.216 unidades (10,43%), Scania 558 (2,63%), Volvo 389 (1,83%), Agrale 212 (1,00%), Caio 179 (0,84%), BYD 140 (0,66%), Higer 11 (0,05%), Ankai 9 (0,04%) e Fiat 1 (0,00%), segundo a Fenabrave.
Elétricos
No segmento de elétricos, foram emplacados 42 ônibus em setembro, o que corresponde a um aumento de 2,44% em relação a agosto (41 unidades) e de 162,5% sobre setembro de 2024 (16 unidades). Foram 34 da Mercedes-Benz (80,95% de participação), seis da BYD (14,29%), um da Caio (2,38%) e um da Volvo (2,38%).
No acumulado de janeiro a setembro de 2025, o emplacamento somou 544 ônibus elétricos, aumento de 152,97% sobre os 219 modelos vendidos nos nove meses do ano passado. Foram 179 modelos da Caio (32,31% de participação), 177 da Mercedes-Benz (31,95%), 140 da BYD (25,27%), 11 da Higer (1,99%), 10 da Marcopolo (1,81%), nove da Ankai (1,62%), quatro da Volkswagen Caminhões e Ônibus (0,72%), um da Scania (0,18%) e um da Volvo (0,18%).

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