Daimler Buses conclui testes de ônibus elétrico intermunicipal em condições de calor extremo

Dois protótipos eIntouro já haviam concluído com sucesso testes de inverno em Rovaniemi, Finlândia, com temperaturas de até 30 graus Celsius negativos

Redação

 A Daimler Buses concluiu com sucesso os testes de verão do Mercedes-Benz eIntouro. Durante cerca de cinco semanas, a equipe testou o ônibus intermunicipal elétrico a bateria em temperaturas extremas de até 45 graus Celsius na Andaluzia, no sul da Espanha. A gama de testes abrangeu desde o desempenho do trem de força elétrico até a função de gerenciamento de energia e gerenciamento térmico da bateria, bem como medições durante os processos de carregamento em estações de carregamento rápido e a funcionalidade do sistema de ar condicionado em altas temperaturas.

Além de subidas longas e íngremes nas montanhas da Sierra Nevada até uma altitude de 2.500 metros com carga máxima, o programa de testes também incluiu longas descidas usando o freio elétrico contínuo (recuperação). Os veículos de teste percorreram cerca de 300 a 500 quilômetros por dia.

Capacidade operacional em temperaturas extremas

Os testes extensivos sobre o comportamento das baterias e do sistema de transmissão elétrico em temperaturas externas muito altas não só revelaram descobertas importantes para uma otimização adicional até a maturidade da produção em série. Também demonstraram que o eIntouro, movido a bateria e elétrico, é totalmente operacional mesmo em condições extremas de verão. A equipe de testes, reforçada por especialistas de diversas áreas de desenvolvimento, também utilizou os testes extensivos para ajustes adicionais no controle e na regulação dos componentes do ar condicionado e da transmissão, bem como dos componentes de carregamento.

O eIntouro também demonstrou sua adequação para viagens curtas e excursões de ida e volta para os testes. Os dois protótipos completaram a viagem de ida e volta de quase 4.000 quilômetros de Mannheim a Granada, na Espanha, sobre suas próprias rodas. As baterias de alta tensão foram carregadas em vários postos públicos de carregamento rápido ao longo das rodovias da Espanha, França e Alemanha e, assim, testadas quanto à compatibilidade de carregamento.

Todos os novos tipos de ônibus da Daimler Buses passam por uma extensa rotina de testes antes do início da produção em série, que inclui testes de segurança e de carga, bem como testes de motoristas sob calor e frio extremos. No inverno passado, dois protótipos eIntouro já haviam concluído com sucesso extensos testes de inverno em Rovaniemi, Finlândia, com temperaturas de até 30 graus Celsius negativos, além dos testes de verão que estão sendo realizados atualmente.

Estreia em outubro na Busworld Europe 2025

O Mercedes-Benz eIntouro é baseado no conhecido ônibus Mercedes-Benz Intouro, movido a diesel e de piso alto, mas equipado com propulsão elétrica a bateria. Como resultado, a Daimler Buses agora pode, pela primeira vez, migrar para a mobilidade elétrica em rotas intermunicipais clássicas, ônibus escolares e excursões mais curtas. Além do eIntouro de 12,18 metros, também estará disponível o eIntouro M, com 13,09 metros de comprimento. Isso permite variantes de 50 a um máximo de 63 assentos. Pela primeira vez em um ônibus europeu, as atualizações de software podem ser instaladas no eIntouro “over the air” – sem necessidade de visita à oficina.

O novo eIntouro terá sua estreia mundial de 4 a 9 de outubro na Busworld Europe, em Bruxelas.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também