7.500 cartões Jaé foram regularizados após apresentarem falhas

A Jaé solicitou a suspensão temporária do pagamento via Pix nas bilheteiras, mantendo apenas a opção em dinheiro

Redação

Após relatos de usuários sobre dificuldades no uso e na recarga do cartão Jaé, a prefeitura do Rio de Janeiro, informa em comunicado que, em parceria com a empresa Jaé, adotou medidas para identificar as causas e implementar as soluções necessárias.

Com relação aos cartões avulsos (verdes), foram identificadas duas situações: cartões pagantes que funcionavam como gratuidades — estes já foram cancelados e substituídos; e cartões que apresentavam inconsistência na consulta do saldo: embora o valor estivesse correto, o montante exibido no validador aparecia incorreto.

Em ambos os casos, os cartões são trocados nas bilheteiras da Mobi ou nas lojas da Jaé, com a transferência integral do saldo para o novo cartão. A causa das falhas foi sanada e o estoque de cartões com defeito está sendo gradualmente eliminado.

Também foi verificado que alguns usuários utilizaram o Pix de forma equivocada para recarga de créditos nos cartões avulsos. O recurso estava disponível exclusivamente para recargas de R$ 15 feitas diretamente nas bilheteiras. Parte dos usuários, no entanto, realizou recargas via Pix fora desse ambiente e aguarda a liberação dos créditos.

Diante disso, a Jaé solicitou a suspensão temporária do pagamento via Pix nas bilheteiras, mantendo apenas a opção em dinheiro. Usuários que enfrentaram problemas podem procurar uma das lojas da Jaé para solicitar o ressarcimento.

“A prefeitura do Rio reforça que segue acompanhando o funcionamento do sistema e tomando as providências necessárias para garantir transparência, segurança e comodidade aos usuários do transporte público”.

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