Grupo JCA aposta na requalificação das rodoviárias

Apesar do crescimento do e-commerce no transporte rodoviário, um boa parcela dos passageiros ainda adquire suas passagens nos guichês

Marcia Pinna

Com um aporte de aproximadamente de R$ 1,8 milhão, o Grupo JCA – que reúne empresas como a Viação Cometa, Expresso Sul, Catarinense e 1001 – inaugurou na rodoviária do Tietê, em São Paulo, no dia 22 de agosto, uma nova estrutura de vendas de passagens para a rota entre Rio de Janeiro e a capital paulista.

Segundo Leandro Zulião, diretor-executivo de operações e comercial da companhia, essa iniciativa marca o reinvestimento do grupo nos guichês de rodoviárias, após a pandemia. “Fizemos algumas intervenções pontuais, mas este é o primeiro grande investimento na estrutura de vendas de passagens em rodoviárias”, destaca.

Apesar do crescimento do e-commerce no transporte rodoviário, uma boa parcela dos passageiros ainda adquire suas passagens nos guichês. Atualmente, as vendas físicas correspondem a 50% da comercialização das passagens na linha Rio-São Paulo. “Em determinadas rotas, que têm menos opções de horários, as vendas digitais chegam a 80% do total, pois a necessidade de planejamento e antecedência na aquisição fazem o passageiro comprar on-line”, diz Zulião.

Em um momento em que as viagens de ônibus, principalmente em rotas curtas e médias, têm conquistado passageiros que chegam, inclusive, do modal aéreo, o setor tem buscado oferecer cada vez mais facilidade e conveniência aos seus clientes. A responsável pelo departamento de marketing da JCA, Márcia Martinez, afirma que a preocupação do grupo é oferecer uma experiência cada vez melhor ao viajante, desde o momento em que ele começa a planejar a sua viagem até quando ele desembarca do ônibus.

Nesse sentido, a implementação dessa nova estrutura de guichês se insere dentro do movimento de requalificação das rodoviárias, oferecendo espaços mais modernos e confortáveis aos passageiros. Segundo Márcia Martinez, o objetivo do grupo é ampliar esse tipo de estrutura para outras rodoviárias do país, como Campinas e São José do Rio Preto, por exemplo. “A linha Rio-São Paulo foi escolhida para ser a primeira por ser estratégica para a empresa e ter uma grande demanda”, diz.

Uma estrutura semelhante já se encontra disponível também na Rodoviária do Rio, desde o fim de 2024. “Assim cobrimos as duas pontas do trajeto. E o viajante vai encontrar a mesma estrutura nas duas cidades”, conta a head de marketing da companhia.

Novos ônibus

Além das melhorias nas rodoviárias e dos diferentes canais de compras on-line, o Grupo investe em renovação de frota constante. Desde o início do ano, 560 novos ônibus estão sendo incorporados às empresas da JCA, com chassis da Scania e da Volkswagen. E as entregas devem ser concluídas até março de 2026.

A frota oferece ainda mais conforto com diferentes tipos de poltronas, wi-fi, ar-condicionado e tomadas USB, a jornada inteira se torna mais fluída pelos canais digitais e agora também pelas novas estruturas oferecidas nas rodoviárias.

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