Distrito Federal recebe primeiro ônibus elétrico

Com tecnologia Eletra, o modelo conta com carroceria Caio eMillennium, chassi Mercedes-Benz e baterias WEG

Redação

O sistema de transportes do DF (Distrito Federal) recebeu, nesta quarta-feira, 20 de agosto de 2025, oito ônibus zero quilômetro, comprados pela Auto Viação Marechal, operadora da Área 4, com 60 anos de história no transporte de passageiros.

O destaque da apresentação é o modelo 100% elétrico de tecnologia totalmente brasileira, desenvolvida pela Eletra, fabricante com sede em São Bernardo do Campo (SP). A carroceria é Caio, de Botucatu (SP), modelo e-Millennium, com itens como ar-condicionado, entradas USB para recarga de baterias de celulares, acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção e vidros nas janelas com tratamento para redução da incidência de raios UV (ultravioleta) do sol.

A plataforma de chassi é Mercedes-Benz, feita em São Bernardo do Campo (SP), modelo OF-1721 L (com suspensão pneumática e piso alto). Já as baterias e os motores elétricos são feitos pela WEG, de Jaraguá do Sul (SC).

Com autonomia superior a 270 km, dependendo das condições de operação, o modelo é do tipo midi e vai reforçar e ampliar as linhas do serviço “Zebrinha” do Guará. É o primeiro modelo 100% elétrico da rede de linhas do Distrito Federal.

Zebrinha é o nome dado pelo governo do Distrito Federal e pela população aos ônibus de menor porte que operam o sistema em locais mais afastados e às linhas complementares e alimentadoras da rede troncal e básica, que possuem tarifas menores. O nome tem raiz histórica ligada a criação deste tipo de serviço, em 1981, e remete à pintura original listrada.

Dos oito novos coletivos entregues, quatro são para reforço da frota da Bacia 4, que compreende também Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia e Taguatinga, e quatro vão atender a demanda no Guará, segundo o DF.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também