A estratégia de aumentar ao máximo o conforto do passageiro durante o deslocamento dita o ritmo dos investimentos dos grandes frotistas para aumentar a fidelização ao modal de transporte. Obrigatoriedade imposta por lei, a climatização em ônibus urbanos é determinante para o conforto e bem-estar dos passageiros, especialmente em regiões com clima quente ou durante o verão, além de contribuir para a saúde pública, reduzindo a disseminação de doenças em ambientes fechados.
O segmento é percebido como um grande potencial gerador de negócios por boa parte do mercado dedicado à refrigeração e climatização de ambientes. “O segmento de ônibus urbano no Brasil é o de maior potencial de crescimento para a aplicação de ar-condicionado, devido ao aumento das temperaturas que vem ocorrendo mais recentemente. Cidades de médio e pequeno portes têm gerado demandas adicionais nos últimos dois anos, e acreditamos no crescimento para os próximos cinco anos”, avalia o diretor regional para América Latina da Spheros do Brasil, Luís Carlos Sacco.
No caso das soluções da Spheros, os equipamentos são desenvolvidos com tecnologias do Brasil e da Alemanha, com aplicações para diferentes configurações de ônibus. Segundo ele, os produtos são testados em laboratórios próprios e câmaras climáticas, que garantem o conforto térmico por meio de testes baseados em normas internacionais para definição da capacidade de refrigeração, aquecimento e vazão de ar. Um dos diferenciais destacados pelo executivo é o fato de testes de vibração no Brasil e no exterior serem aplicados a todos os produtos para garantir a robustez mecânica e assegurar integridade estrutural acima de 15 anos de utilização. A empresa já fabricou mais de 200 mil unidades no país.
Para acompanhar as exigências dos gestores públicos e operadores, a Spheros do Brasil faz uso frequente de pesquisas e workshops junto a frotistas, encarroçadores, fabricantes de chassis e tendências do grupo Spheros mundial, para desenvolver melhorias que podem envolver o lançamento de novos produtos, softwares de apoio à manutenção e sistemas de telemetria, entre outros. A empresa conta com uma unidade própria de projetos de hardware e software para a fabricação de painéis de controle, placas eletrônicas e ECUs (Electronic Control Unit) que atendem aos produtos fabricados no Brasil, México, Estados Unidos, Alemanha, Turquia, Índia e China.
Colaboração e parcerias são também fundamentais para acompanhar as demandas dos usuários e dos frotistas. No caso da Spheros, a relação com fabricantes de carrocerias e operadores de frota urbana para desenvolver soluções personalizadas e integradas aos novos padrões de mobilidade é uma via frequentemente utilizada.
A eletromobilidade impõe novas exigências aos sistemas de climatização, sobretudo em relação ao consumo de energia. Sacco afirma que a Spheros já está inserida nesse mercado, tanto no Brasil quanto no exterior. “Temos mais de 17 mil ar-condicionados vendidos para ônibus elétricos em todos os continentes. A Spheros está homologada com os principais fabricantes de carrocerias e chassis da Europa, Ásia, Estados Unidos e Brasil, com soluções para todos os modelos de ônibus – micro-ônibus, urbanos, articulados, biarticulados e de dois andares. Nossos produtos para ônibus elétricos apresentam baixo consumo de energia, com desenvolvimento de software em estreita colaboração com os fabricantes”, comenta.
Totalmente Nacional
Empresa 100% brasileira, com foco no mercado nacional, a VMG Aires aposta no conhecimento aprofundado das especificidades do transporte coletivo urbano e de fretamento no país como diferencial. “Conhecemos muito bem as condições das nossas estradas, de manutenção e de operação, e isso tem reforçado a marca no mercado”, diz o diretor-geral do grupo Gidion, Gilmar Leo Kalckmann.
Instalada em uma área de dez mil metros quadrados em Joinville (SC), a empresa vem incorporando diversos processos robotizados nos últimos anos, o que permitiu grande verticalização do processo produtivo. “Não somos apenas montadores de ar-condicionado e provedores do projeto; também fabricamos componentes, e isso é um diferencial na otimização de custos. Isso nos torna tão ou mais competitivos que os concorrentes multinacionais presentes no mercado”, afirma Kalckmann.
Outro diferencial, segundo o executivo, é o fato de a VMG Aires integrar um grupo que também opera no transporte urbano e de fretamento. O conforto térmico dos passageiros se tornou uma exigência básica nas licitações públicas, e a empresa investe em soluções com desempenho comprovado. “Garantimos desempenho, durabilidade e eficiência energética por meio de um processo rigoroso de homologação, como o adotado pela SPTrans – o mais completo do país. Nossos produtos passam por avaliações técnicas que medem a performance térmica e a eficiência energética de forma objetiva”, explica Kalckmann.
A durabilidade dos sistemas é outro diferencial da empresa. “Nossa taxa de manutenção é baixíssima. Temos respostas rápidas por meio de fornecedores parceiros e oferecemos três anos de garantia, inclusive para performance e dimensionamento. Como empresa nacional, não podemos errar – e nos responsabilizamos por tudo. Se acontecer, a gente resolve. Esse é o nosso compromisso técnico com o cliente final”, destaca Kalckmann.
A empresa também oferece inovações como sensores, automação e conectividade embarcada. Os sistemas podem incluir telemetria, controle do tempo de uso de componentes e monitoramento pelo próprio display do ar-condicionado. “No entanto, percebemos que, no setor urbano, o foco atual dos clientes está na relação custo-benefício. Por isso, adaptamos cada projeto conforme a real demanda, garantindo que tecnologia e viabilidade caminhem juntas”, afirma Kalckmann.
Atenta à sustentabilidade, a VMG Aires adota soluções logísticas ecológicas, como embalagens reutilizáveis de poliestireno expandido, eliminando o uso de madeira. “Somos uma das poucas empresas que utilizam alumínio como matéria-prima – inclusive no revestimento do produto. Isso reduz o peso em até 20% em relação aos modelos convencionais, o que significa menor consumo energético e maior autonomia, especialmente em ônibus elétricos. Também otimizamos o desempenho térmico com o uso inteligente de materiais, o que reduz o esforço do compressor – impactando diretamente na economia de energia”, explica Kalckmann.
Ele adianta que o novo projeto com ar-condicionado elétrico permitirá reduzir o peso do equipamento em quase o equivalente ao de uma pessoa. “Vamos lançar, durante o congresso da NTU, em agosto, o ar-condicionado elétrico da VMG Aires, produzido 100% no Brasil com projeto nacional. Esse sistema foi desenvolvido para atender às demandas específicas dos ônibus elétricos, com foco em eficiência energética, durabilidade e facilidade de manutenção. Utilizamos ventiladores de alta performance e compressores de alto rendimento”, detalha Kalckmann.
Segundo ele, o acesso facilitado à limpeza e higienização dos componentes também é prioridade, reduzindo o tempo de parada e melhorando a qualidade do ar para os passageiros. “Trabalhamos em parceria com operadores e encarroçadoras para oferecer soluções sob medida, adaptadas às particularidades de cada frota.”
No evento da NTU, a empresa fará dois lançamentos focados em eficiência energética e bem-estar a bordo. O principal destaque será o novo ar-condicionado elétrico, desenvolvido em parceria com uma empresa europeia, que combina tecnologia validada internacionalmente com custo-benefício competitivo para o transporte urbano brasileiro. O segundo lançamento é um aparelho de ar-condicionado elétrico exclusivo para a cabine do motorista, totalmente independente do sistema principal.

Climatização para a nova mobilidade
Especializada em sistemas de ar-condicionado de alta performance para ônibus, a Arco Climatização, sediada em Caxias do Sul (RS), é uma das referências nos segmentos urbano, rodoviário e de fretamento. No ano passado, a empresa lançou o modelo A380, com 155.000 BTU/h de capacidade, cinco ventiladores axiais e oito radiais. O equipamento é ideal para climatização rápida e eficiente, mesmo em veículos longos, com alta rotatividade e exposição ao calor extremo.
A empresa segue investindo fortemente em inovação, aliando conhecimento técnico à força de uma rede de parceiros, como a Mahle Metal Leve, especializada em componentes automotivos. Essa colaboração agrega excelência em engenharia, performance térmica e no desenvolvimento e validação de soluções sustentáveis.
A Arco adota uma abordagem integrada que une alta tecnologia, sustentabilidade e inteligência embarcada. Entre os diferenciais presentes em seus sistemas, destacam-se: baixo consumo de energia e combustível; componentes leves e de alta eficiência, como ventiladores radiais duplos e compressores compactos; design otimizado, que facilita a instalação e melhora a eficiência veicular; além de telemetria e diagnóstico remoto com leitura via protocolo CAN, possibilitando manutenção preditiva e monitoramento em tempo real. Segundo a empresa, essas tecnologias tornam a climatização uma ferramenta estratégica não apenas para o conforto dos passageiros, mas também para a eficiência operacional e a gestão inteligente das frotas.
Com foco no futuro da mobilidade, a Arco desenvolveu o modelo A370-E, projetado para ônibus elétricos, que reúne alta performance térmica, durabilidade e eficiência energética.

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