Technibus – O que a Volkswagen espera para o mercado de ônibus urbanos em 2025?
Jorge Carrer – O mercado de urbanos segue ativo, com renovações de frota espalhadas por todo o país, ainda buscando recuperar a demanda represada dos anos pré e durante a pandemia de Covid. As novas formas de remuneração para os operadores, além de linhas de crédito atreladas ao PAC do governo federal, têm conseguido viabilizar a compra de veículos mesmo em tempos de taxas Selic bastante elevadas. Precisamos ficar atentos à capacidade do setor para seguir nessa fase compradora, a persistirem os custos elevados de financiamento.
Technibus – O mercado de ônibus urbanos conseguirá fechar o ano com bom desempenho, mesmo com a redução de compras de ônibus a diesel da cidade de São Paulo, que busca renovar a frota com veículos elétricos?
Jorge Carrer – O restante do país tem conseguido sustentar um bom desempenho do mercado de urbanos, a despeito da queda drástica nas vendas na cidade de São Paulo. A velocidade de adoção dos elétricos não tem conseguido nem de longe compensar a interrupção das vendas de chassis a diesel. Por sorte o setor tem conseguido se mobilizar e sustentar compras em diversas outras regiões.
Technibus – O programa de renovação da frota de urbanos tende a se intensificar neste ano, com os incentivos do governo federal?
Jorge Carrer – Os incentivos têm se concentrado na disponibilidade de linha de crédito com taxas atrativas através do Refrota. É exatamente esse programa que permite em boa parte sustentar o volume de vendas do segmento, mesmo em tempos de elevadas taxas nos financiamentos de bancos comerciais.
Technibus – Como está a adequação das frotas de urbanos nas cidades que ainda não recuperaram o número de passageiros?
Jorge Carrer – Muitas praças recuperaram boa parte do volume de passageiros perdido durante a pandemia, mas o saldo ainda é negativo na última década, quando efetivamente houve perdas. Não há mudanças drásticas nas frotas, mas principalmente na adoção de outras fontes de remuneração dos operadores, desatrelando a tarifa pública e o volume de passageiros às receitas das empresas. Isso é fundamental para a manutenção saudável dos sistemas de transporte e melhoria constante da qualidade do serviço público prestado.
Technibus – Os operadores estão mesclando suas frotas com ônibus menores?
Jorge Carrer – Em alguns casos, sim, especialmente quando há necessidade de renovação de veículos de grande porte, como os articulados. Mas no restante não há um grande movimento no sentido de mudar drasticamente o perfil das frotas.
Technibus – Qual ônibus urbano a Volkswagen vai expor no evento da NTU?
Jorge Carrer – A Volkswagen Caminhões e Ônibus vai expor o e-Volksbus, primeiro chassi 100% elétrico.
Technibus – Qual a representatividade deste evento para a Volkswagen?
Jorge Carrer – O seminário NTU é um dos mais relevantes eventos para o transporte público por ônibus. Além de receber um grupo seleto de empresários e dirigentes do setor, normalmente propõe painéis, debates e apresentações extremamente importantes para entendermos e construirmos juntos o futuro do transporte por ônibus. Para a Volkswagen, é uma ocasião excelente para apresentarmos nossos produtos, participar ativamente dos debates, encontrar clientes e amigos e entender com mais profundidade as oportunidades e desafios do setor.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.