Jorge Carrer, diretor de vendas de ônibus, da Volkswagen Caminhões e Ônibus: “O mercado de ônibus urbanos segue ativo, com renovações de frota espalhadas por todo o país”

Segundo Carrer, as novas formas de remuneração para os operadores, além de linhas de crédito atreladas ao PAC do governo federal, têm conseguido viabilizar a compra de veículos mesmo em tempos de taxas Selic bastante elevadas

Sonia Moraes

Technibus – O que a Volkswagen espera para o mercado de ônibus urbanos em 2025?

Jorge Carrer O mercado de urbanos segue ativo, com renovações de frota espalhadas por todo o país, ainda buscando recuperar a demanda represada dos anos pré e durante a pandemia de Covid. As novas formas de remuneração para os operadores, além de linhas de crédito atreladas ao PAC do governo federal, têm conseguido viabilizar a compra de veículos mesmo em tempos de taxas Selic bastante elevadas. Precisamos ficar atentos à capacidade do setor para seguir nessa fase compradora, a persistirem os custos elevados de financiamento.

Technibus – O mercado de ônibus urbanos conseguirá fechar o ano com bom desempenho, mesmo com a redução de compras de ônibus a diesel da cidade de São Paulo, que busca renovar a frota com veículos elétricos?

Jorge Carrer O restante do país tem conseguido sustentar um bom desempenho do mercado de urbanos, a despeito da queda drástica nas vendas na cidade de São Paulo. A velocidade de adoção dos elétricos não tem conseguido nem de longe compensar a interrupção das vendas de chassis a diesel. Por sorte o setor tem conseguido se mobilizar e sustentar compras em diversas outras regiões.

Technibus – O programa de renovação da frota de urbanos tende a se intensificar neste ano, com os incentivos do governo federal?

Jorge Carrer Os incentivos têm se concentrado na disponibilidade de linha de crédito com taxas atrativas através do Refrota. É exatamente esse programa que permite em boa parte sustentar o volume de vendas do segmento, mesmo em tempos de elevadas taxas nos financiamentos de bancos comerciais.

Technibus – Como está a adequação das frotas de urbanos nas cidades que ainda não recuperaram o número de passageiros?

Jorge Carrer Muitas praças recuperaram boa parte do volume de passageiros perdido durante a pandemia, mas o saldo ainda é negativo na última década, quando efetivamente houve perdas. Não há mudanças drásticas nas frotas, mas principalmente na adoção de outras fontes de remuneração dos operadores, desatrelando a tarifa pública e o volume de passageiros às receitas das empresas. Isso é fundamental para a manutenção saudável dos sistemas de transporte e melhoria constante da qualidade do serviço público prestado.

Technibus – Os operadores estão mesclando suas frotas com ônibus menores?

Jorge Carrer Em alguns casos, sim, especialmente quando há necessidade de renovação de veículos de grande porte, como os articulados. Mas no restante não há um grande movimento no sentido de mudar drasticamente o perfil das frotas.

Technibus – Qual ônibus urbano a Volkswagen vai expor no evento da NTU?

Jorge Carrer A Volkswagen Caminhões e Ônibus vai expor o e-Volksbus, primeiro chassi 100% elétrico.

Technibus – Qual a representatividade deste evento para a Volkswagen?

Jorge Carrer O seminário NTU é um dos mais relevantes eventos para o transporte público por ônibus. Além de receber um grupo seleto de empresários e dirigentes do setor, normalmente propõe painéis, debates e apresentações extremamente importantes para entendermos e construirmos juntos o futuro do transporte por ônibus. Para a Volkswagen, é uma ocasião excelente para apresentarmos nossos produtos, participar ativamente dos debates, encontrar clientes e amigos e entender com mais profundidade as oportunidades e desafios do setor.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também