Presidente da NTU pede união e visão estratégica para transformar o transporte público no Brasil

Na abertura do Seminário Nacional da NTU 2025, Edmundo Pinheiro defendeu articulação entre entes federativos, operadores e sociedade, e afirmou que “a mobilidade urbana é uma agenda nacional que exige cooperação e inovação”

Alexandre Pelegi, do Diário do Transporte

O presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Edmundo Pinheiro, abriu oficialmente, nesta terça-feira (12), o Seminário Nacional da NTU 2025, em Brasília, conclamando autoridades, empresários e especialistas a trabalharem juntos por um transporte público sustentável e inovador.

“Estamos aqui para pensar juntos rotas sólidas e viáveis para um transporte público que resista ao tempo de forma sustentável – na prática, na operação, no planejamento, na governança, na relação com os passageiros e com o poder público”, disse.

O evento reúne autoridades como a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; o diretor da secretaria nacional de mobilidade urbana do ministério das cidades, Marcos Daniel Souza dos Santos; o prefeito de Goiânia e presidente da comissão de mobilidade urbana da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, Sandro Mabel; o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Transporte e Mobilidade, Fábio Damasceno; o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e presidente da Urbanização de Curitiba (URBS), Ogeny Pedro Maia Neto; o presidente da seção de Transportes Rodoviários de Passageiros da Confederação Nacional de Transportes (CNT), Rubens Lessa Carvalho; o superintendente da ANTT, Luiz Carlos Mantovani Nespoli; e o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião.

Pinheiro afirmou que a mobilidade urbana é um eixo essencial para o desenvolvimento do país. “A mobilidade urbana é uma agenda nacional que atravessa o desenvolvimento econômico, a qualidade de vida nas cidades e a inclusão social. Cada vez mais, ela exige articulação entre entes federativos, operadores e a sociedade.”

Durante seu pronunciamento, o presidente da NTU apresentou os principais temas que serão discutidos nos dois dias de evento, como a consolidação das políticas de financiamento e custeio do transporte público, a clareza entre tarifa pública e tarifa de remuneração, a reconquista da confiança do passageiro e o fortalecimento das parcerias entre setor público e privado. “Queremos garantir acesso universal e tarifas módicas, com qualidade, conforto e segurança para todos os passageiros”, afirmou.

Pinheiro também destacou o papel da inovação e da gestão por dados, com foco em tecnologias como a inteligência artificial, e mencionou a importância de investimentos em infraestrutura. “Nosso papel é reunir competências, somar esforços, estender a mão e construir pontes. É criar um ambiente de cooperação e confiança, onde a inovação possa florescer e as boas práticas se multipliquem.”

Encerrando seu discurso, o presidente da NTU fez um apelo para que o evento marque um novo momento para o setor. “Que este não seja apenas mais um seminário, mas sim um ponto de virada, um marco para um novo tempo. Que cada encontro aqui gere uma ideia nova, uma conexão potente e uma rota possível.”

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também