A Viasat, empresa americana que oferece conexão de internet via satélite, começou a testar neste mês a nova solução Digital Bus na Satélite Norte, operadora de ônibus interestadual de Goiânia. “Instalamos o serviço de conexão em dois ônibus da Comil, que faz uma rota de mais ou menos 15 horas”, revelou Philippe Abreu, diretor de desenvolvimento de negócios global Enterprise & Mobility da Viasat, durante o Frotas Conectadas 2025.
Os ônibus vão circular entre Goiânia, no estado de Goiás, e São Paulo, a mais de 800 quilômetros de distância, na região Sudeste do país. “Lançamos a solução Digital Bus no mês passado e iniciamos uma parceria com a Satélite Norte para conectar as frotas de ônibus com sistema híbrido, celular e satélite, com serviço completamente gerenciado”, disse Abreu.
Com a Digital Bus, a Viasat pretende acabar com as zonas de sombra e ajudar os passageiros a ficar conectados nos lugares onde há congestionamentos. “O objetivo é manter o passageiro conectado numa rota longa. A rota de Goiânia a São Paulo, onde operamos, tem cerca de 23 passageiros por dia em ônibus que vão conseguir fazer streaming, se conectar com a família e trabalhar a viagem inteira”, destacou o diretor.
A Viasat iniciou o fornecimento da solução de internet há dez anos para o setor de aviação, quando o serviço ainda era muito caro e não permitia a velocidade de streaming para os passageiros. Atualmente, a empresa conecta mais de 3.500 aviões das companhias aéreas, como a Delta, Jet Blue América Air Lines, a Azul no Brasil, além das aeronaves da Embraer.
Híbrido –
No setor de transporte rodoviário de passageiros, a Viasat iniciou o fornecimento com a colaboração da Marcopolo e hoje tem várias operadoras de ônibus utilizando o seu serviço. “Queríamos entender como trazer conectividade aos passageiros e quais problemas as operadoras de ônibus precisavam resolver.”
Para os ônibus rodoviários, a Viasat desenvolveu um serviço híbrido, que inclui as redes de celulares e a conexão via satélite. “A cobertura celular no Brasil, um país continental, é um grande desafio, e com a Viasat estamos tentando quebrar essa fronteira, pois no trânsito temos zonas congestionadas e percebemos que o satélite é mais resiliente neste momento”, afirmou Abreu.
O diretor da Viasat revelou que uma viagem de 23 horas, num trajeto de 1.500 quilômetros, se consegue uma cobertura de 20% a 40% com a rede de celular das três operadoras – Tim, Vivo e Claro – e adicionando o satélite atinge uma cobertura de 99%.
A solução Digital Bus, que está sendo testada em Goiânia, conta com um portal para passageiros, que permite o acesso ao Wi-Fi de forma rápida e intuitiva. Isso possibilita que as operadoras de ônibus implementem estratégias de monetização por meio de publicidade segmentada e dinâmica, além de coletar feedback e percepções dos passageiros.
A solução é alimentada por conectividade via satélite e celular gerenciada e personalizável, oferecendo às operadoras uma plataforma de inteligência operacional para monitorar o sistema e outros dados dos veículos. “Agregar todas as redes disponíveis, manter o nível de resiliência alto é um grande desafio com a implementação do nosso serviço”, comentou Abreu.
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