Nansen vai instalar o maior eletroterminal de recarga de veículos elétricos no Brasil

A empresa está bem posicionada no sistema de transporte público no país, fornecendo infraestrutura de recarga para São José dos Campos e São Paulo (SP), Cascavel (PR), Salvador (BA) – cidades com maior frota de ônibus elétricos

Sonia Moraes

A Nansen, fabricante mineira com 95 anos de tradição na produção de medidores de energia elétrica, está finalizando a assinatura de um contrato para a instalação do maior eletroterminal de recarga de veículos elétricos no Brasil, com 23 carregadores de 240 kwh para o carregamento de 46 veículos simultaneamente.

A informação foi dada hoje durante o Frotas Conectadas 2025 por João Pedro Tabelini Domingues, gerente comercial da unidade de negócios de mobilidade elétrica da Nansen, sem revelar o nome da cidade.

A empresa adquirida pela Sanxing Electric Co, que pertence ao grupo chinês AUX, atua em 18 países e, no Brasil, está bem posicionada no sistema de transporte público, segundo o gerente, fornecendo infraestrutura de recarga para sete cidades entre as dez que possuem a maior frota de ônibus elétricos.

O primeiro contrato da empresa foi com a prefeitura de São José dos Campos, no interior de São Paulo, onde o seu eletroterminal está em operação há três anos. São seis carregadores de 200 kwh para o carregamento de mais de 400 ônibus da BYD.

Na cidade de Cascavel, no Paraná, a empresa instalou três eletroterminais de última geração – no terminal sul, leste e oeste –, capazes de carregar até 15 ônibus ao mesmo tempo. Com essa infraestrutura, os veículos podem ser totalmente recarregados em menos de três horas, garantindo eficiência e agilidade para o transporte público.

Na cidade de Salvador, o sistema BRT tem 20 ônibus com recarga simultânea da Nansen e, segundo Domingues, a Semob vai expandir o serviço na cidade com mais frota elétrica. Em São Paulo, a Nansen é a principal parceira na infraestrutura de recarga de ônibus elétricos da cidade, segundo Domingues, com o fornecimento de mais de 140 carregadores para os modelos elétricos em uma frota com mais de 500 veículos em operação.

“A empresa faz todo o dimensionamento da infraestrutura nas cidades e avalia quantos carregadores são necessários e qual a potência dos equipamentos, a partir da análise da dimensão da frota e do tempo de ociosidade da frota do operador para definir o tempo de recarga dos veículos”, afirmou o gerente.

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