Governo de SP republica edital do túnel imerso Santos–Guarujá

A infraestrutura contará com três faixas por sentido, sendo uma exclusiva para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de uma galeria destinada a pedestres e ciclistas

Redação

O governo de São Paulo republicou nesta segunda-feira (9), no Diário Oficial do Estado, o edital de licitação do túnel imerso Santos–Guarujá. Estruturado pela secretaria de parcerias em investimentos (SPI), o projeto, parceria com o ministério de portos e aeroportos, terá seu leilão realizado no dia 5 de setembro de 2025, na sede da B3, em São Paulo.

A nova versão do edital traz ajustes técnicos e operacionais no modelo de concessão, com foco em ampliar a atratividade junto ao setor privado, garantir segurança jurídica ao processo e proporcionar mais eficiência na execução do contrato. Com 1,5 km de extensão — sendo 870 metros sob o canal do estuário —, o túnel será o primeiro do tipo no Brasil, utilizando a técnica internacional de túnel imerso.

Foram implementados no edital ajustes como a atualização da data-base contratual para janeiro de 2025, a revisão de custos relevantes — como concreto, dragagem e paredes diafragma — e a reavaliação da distância média de transporte, agora considerada em 85 km. Também foram atualizadas as projeções de tráfego, com base na modelagem do projeto de travessias hídricas.

A infraestrutura contará com três faixas por sentido, sendo uma exclusiva para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de uma galeria destinada a pedestres e ciclistas. A concessão terá prazo de 30 anos, com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, e abrangerá as etapas de construção, operação e manutenção do sistema.

A entrega dos envelopes está marcada para 1º de setembro, às 10h, e a abertura das propostas ocorrerá no dia 5, às 16h.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também