O mercado de ônibus vem mantendo o bom desempenho mesmo em um momento de preocupação com a elevação da taxa de juros, que impacta no custo do financiamento, conforme mostra o balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Em maio, a redução de 11,7% nas vendas em relação a abril deste ano – de 2.201 para 1.943 unidades – não é algo que preocupa, segundo Marco Saltini, vice-presidente da Anfavea, devido ao intervalo que há entre a produção de chassi e a finalização nas encarroçadoras. “O tempo de encarroçamento do ônibus pode variar, dificultando o comparativo mensal”, esclareceu.
Saltini ressaltou a surpresa positiva na venda de ônibus em maio em relação a maio de 2024 (1.283 unidades), com crescimento de 51,4%, e o bom resultado no emplacamento de janeiro a maio deste ano, com 9.672 veículos emplacados, 35,8% superior aos cinco meses do ano passado.
“Esse número poderia ser melhor, porque o maior mercado de ônibus urbano, a qual é a cidade de São Paulo, não está comprando ônibus a diesel, e os elétricos que deveriam estar operando ainda têm muita dificuldade de infraestrutura”, comentou.
Ao se referir aos modelos urbanos, que representam 40% dos emplacamentos de ônibus, Saltini comentou que as montadoras estão conseguindo manter o bom volume com vendas em outros mercados que têm frotas menores. “Na pandemia, este setor teve muitos problemas e agora está se recuperando.”
O Caminho da Escola também vem garantindo o bom desempenho nas vendas de ônibus, segundo Saltini. No emplacamento de maio, os escolares tiveram 14,9% de representatividade. “Em 2024, quase 12% dos emplacamentos totais de ônibus foram de modelos do caminho da escola. É um programa importante que ajuda na produção e nas vendas do setor.” Os urbanos representaram 40%, os micros e miniônibus 18%, os rodoviários 17,7% e o fretamento 9,16%.
No acumulado de janeiro a maio deste ano, a participação dos escolares no emplacamento foi de 5,6%. Os urbanos tiveram 45% de representatividade, os micro e miniônibus 25%, os rodoviários 15% e o fretamento 8,7%.
No ranking de janeiro a maio de 2025, a liderança ficou com a Mercedes-Benz, com venda de 4.179 ônibus, resultado 18,1% superior ao mesmo período de 2024 (3.540 veículos). O segundo lugar ficou com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que vendeu 2.490 veículos, 51,9% acima dos cinco meses do ano passado (1.639 unidades). Em terceiro está a Agrale, que comercializou 1.377 veículos, 11,7% a mais que nos cinco primeiros meses de 2024 (1.233 unidades).
Na sequência está posicionada a Iveco, que vendeu 988 ônibus até maio, 251,6% a mais que nos primeiros cinco meses do ano passado (281 unidades); a Scania com 273 ônibus vendidos, 15,2% acima do mesmo período de 2024 (237 unidades), e a Volvo com 230 veículos comercializados no país, aumento de 23% sobre janeiro a maio do ano passado (187 unidades).
Produção
A produção de chassis de ônibus em maio chegou a 2.920 veículos, o que representa um aumento de 1,6% sobre abril deste ano (2.874 unidades) e de 6,9% em relação a maio do ano passado (2.731 unidades, segundo a Anfavea.
No acumulado de janeiro a maio deste ano, as montadoras produziram 12.666 chassis, volume 7,8% superior aos 12.029 veículos fabricados em igual período de 2024. “A produção de ônibus continua em ritmo bom, impulsionada pela Caminho da Escola, com resultado positivo em relação ao mesmo período de 2024”, disse Saltini, destacando que ainda há algumas preocupações em relação à taxa de juros e o alto custo do crédito.
Do total de chassis produzidos de janeiro a maio deste ano, 9.936 unidades são de modelos urbanos, volume 2,8% inferior aos 10.219 veículos fabricados nos cinco meses de 2024. De modelos rodoviários, foram produzidos 3.030 veículos, aumento de 67,4% em relação aos 1.810 veículos fabricados de janeiro a maio do ano passado.
Exportação
As exportações de ônibus apresentaram resultados positivos, tendo em maio 628 veículos comercializados no exterior, aumento de 8,8% em relação a abril (577 unidades) e de 101,9% em relação a maio de 2024 (311 unidades).
No acumulado de janeiro a maio deste ano, foram exportados 2.633 ônibus, com avanço de 61,2% sobre o mesmo período do ano passado, quando os embarques atingiram 1.633 unidades.
De modelos urbanos, foram exportados 1.498 veículos até maio deste ano, aumento de 77,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando atingiu 844 unidades. De modelos rodoviários foram comercializados 1.135 veículos no mercado internacional, aumento de 43,9% sobre os 789 veículos vendidos nos cinco meses do ano passado.
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