Estudo da TÜV Rheinland viabiliza proposta vencedora em leilão da CPTM

O contrato, que envolve investimentos estimados em R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos, será executado no modelo de Parceria Público-Privada (PPP)

Redação

O Grupo Comporte, apoiado pelos estudos técnicos realizados pela TÜV Rheinland, conquistou a vitória no leilão de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O contrato, que envolve investimentos estimados em R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos, será executado no modelo de Parceria Público-Privada (PPP).

Os estudos de engenharia realizados pela TÜV Rheinland contemplaram uma análise e detalhada das necessidades técnicas e operacionais envolvidas na implementação dessas linhas. A equipe de engenharia envolvida no projeto realizou uma avaliação completa dos aspectos estruturais, de segurança e de eficiência, considerando desde a infraestrutura das vias até os sistemas de sinalização e controle.

“Nosso foco foi identificar oportunidades de melhoria e otimização nas operações das linhas, garantindo uma proposta alinhada às exigências do edital”, destacou Marcos Camelo, diretor de ferrovias na TÜV Rheinland para a América Latina.

O trabalho da TÜV Rheinland possibilitou à Comporte oferecer um maior desconto oferecido sobre a contraprestação pecuniária pública – o que na prática, significa que a proposta vencedora exigirá menos recursos do Estado para operar as linhas. No leilão, o grupo superou a concorrente com um desconto de 2,57% contra 1,45%, e como a diferença foi superior a 20%, não houve abertura para lances adicionais.

O diretor do Grupo Comporte, José Efraim Neves, ressaltou a importância da parceria: “A expertise da TÜV Rheinland foi essencial para entendermos os desafios e potencialidades do projeto, resultando em uma proposta sólida e vencedora.”

A concessão das linhas 11, 12 e 13, também conhecida como Lote Alto Tietê, inclui a construção de novas estações, modernização da infraestrutura existente e melhorias nos sistemas de sinalização e controle, visando oferecer um serviço de transporte mais eficiente e seguro para a população.

Veja também