ViaMobilidade entrega reforma da estação Santo Amaro na Linha 5-Lilás

Com investimentos de R$ 160 milhões, foram feita melhorias como os 4.000 m² de área construída entre plataformas; um novo mezanino e passarela de integração; oito escadas rolantes novas; quatro elevadores e aumento do espaço de interligação

Redação

A ViaMobilidade entrega nesta-quinta (15) a reforma completa da estação Santo Amaro, uma das principais da Linha 5-Lilás de metrô da capital. Após cinco dias de operação assistida, a partir das 16h30 de hoje, os cidadãos poderão se beneficiar das melhorias em uma estação com importante integração entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda durante o todo horário de operação comercial das 4h40 à meia-noite.

Entre os principais benefícios esperados estão a redução da concentração de pessoas na plataforma durante os horários de pico e o acesso facilitado ao embarque graças à melhor distribuição do fluxo com a nova passarela implementada.

Com investimentos de R$ 160 milhões, foram feita melhorias como os 4.000 m² de área construída entre plataformas; um novo mezanino e passarela de integração; oito escadas rolantes novas; quatro elevadores e aumento do espaço de interligação entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, que recebem em média 80 mil pessoas por dia.

Para adaptar as instalações da estação ao crescimento projetado da demanda de transferência de passageiros entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, a nova estação de Santo Amaro conta agora com uma ampliação de 15 metros em um novo mezanino de integração, além da implantação da passarela externa com sete metros de largura, localizada sobre as margens do rio Pinheiros, próximo à Marginal.

Projeto

Para a construção da passarela, a ViaMobilidade utilizou 1.300 toneladas de estrutura metálica, 1.500 m³ de concreto e 3.300 metros em fundações profundas. A revitalização incluiu melhorias estruturais; novo sistema de iluminação cênica RGB e Led; modernização dos banheiros; sinalização atualizada e novo mobiliário. A estação recebeu adequações para garantir mais acessibilidade, com instalação de pisos táteis, mapas em braile, rampas adaptadas e elevadores. Uma nova copa, salas operacionais e de descanso para os colaboradores foram construídas também no local.

Os sistemas de detecção de combate a incêndio e o de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) foram revisados para atender à demanda da estação Santo Amaro, que passou ainda por adequações na sinalização de emergência, pavimentação e comunicação visual.

Segundo a concessionária, as obras foram realizadas de forma programada para minimizar o impacto na rotina dos passageiros, com intervenções realizadas principalmente fora do horário de pico e com comunicação prévia à população. A concessionária irá agora desmobilizar o canteiro de obras nos próximos 60 dias, localizado na parte externa da estação, assim como o acesso à ciclovia.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também