O governo de Minas Gerais protocolou, nesta sexta-feira (9/5), em Brasília, um pedido junto ao ministério das cidades para a expansão da Linha 1 do metrô de Belo Horizonte até o viaduto Beatriz, em Contagem. O pleito prevê a construção de aproximadamente 3,5 quilômetros de trilhos, além de duas novas estações: parque São João e Beatriz.
A ampliação busca reforçar a integração entre os municípios de Contagem, Betim e Belo Horizonte. Durante o encontro, o estado também oficializou o pedido de uma linha de crédito no valor de R$ 1 bilhão para tornar viável a execução da obra.
Linhas 1 e 2
Atualmente, estão em curso as obras de modernização e ampliação da Linha 1 do Metrô, além da construção da Linha 2. A revitalização da Linha 1 contempla as 19 estações distribuídas ao longo dos 28,1 quilômetros de trajeto e tem previsão de conclusão em 2026.
Já a Linha 2, começou com intervenções nas estações Amazonas e Nova Suíça. A operação comercial está prevista para 2028, encerrando uma espera de mais de duas décadas pela população mineira. Com a conclusão das obras, a expectativa é de que o metrô da região metropolitana de BH passe a transportar uma média diária de 223 mil passageiros, sendo 157 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.