O Grupo JCA buscou a AutomationEdge, fornecedora de soluções de Hyperautomação, Robotic Process Automation (RPA) e IT Automation, em parceria com a Quality Digital, para reforçar seu projeto de digitalização. “A implementação de um RPA contribui muito para o aumento de produtividade. A automação é capaz de nos auxiliar em diversas instâncias, mas inicialmente, o projeto está focado no tratamento de mais de 250 contas de consumo, com possibilidade de escalar o projeto para novas áreas”, comenta Felipe Santos, gerente de TI do Grupo JCA.
Com constante investimento em tecnologia, o Grupo JCA foi um dos pioneiros em implementar o BPE (bilhete de passagem eletrônico), que permite embarque direto na plataforma, além de oferecer sites atualizados para compra, atendimento via chatbot, wi-fi a bordo e entrada individual para USB nas poltronas de determinadas categorias de ônibus.
O Grupo JCA tinha algumas necessidades a respeito do aumento de produtividade, por conta disso a automação foi focada nas demandas internas da empresa. Com o desenvolvimento e implementação deste projeto, os números da operação de contas de consumo registraram um aumento na taxa de efetividade nos últimos dois meses. Além disso, o total de processamentos no mês foi de 3.210, sendo verificadas 107 registros por dia.
Antes da implementação do RPA da AutomationEdge, eram necessários quatro FTE’s (Full-time equivalent) na equipe para realizar a verificação das contas, o que totalizava em 640 horas mensais, sendo 40 minutos cada verificação. No cenário atual, o robô leva no máximo cinco minutos para processar cada conta, ocupando cerca de um terço de um agente de execução.
Para dar continuidade no projeto, a Quality Digital também está treinando a equipe do Grupo JCA, para que o time continue a desenvolver novas demandas ao robô. “Com a área totalmente automatizada, conseguimos economizar tempo e realocar os colaboradores para outras funções, gerando ainda mais força para a nossa equipe”, ressalta Felipe Santos. “Outro ponto muito positivo da plataforma de RPA é que é altamente escalável, já estamos planejando expandir a automação para novas áreas”, afirma o gerente de TI.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.