As encarroçadoras produziram em fevereiro deste ano 1.885 ônibus, 16,72% a mais do que no mesmo mês de 2024, quando foram fabricados 1.615 veículos. Na comparação com janeiro deste ano (1.485 unidades), o crescimento foi de 27%, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus). No acumulado de janeiro a fevereiro de 2025, a produção de ônibus atingiu 3.370 unidades, o que representou aumento de 11,45% sobre os 3.024 veículos fabricados no mesmo período de 2024.
Do total de ônibus produzidos no primeiro bimestre deste ano, os modelos urbanos se destacaram com 1.606 unidades e 47,66% de participação. O segmento se manteve estável em relação a igual período do ano passado (1.607 unidades). De modelos rodoviários, foram produzidos 962 veículos, 28,55% do total, e aumento de 4% em relação aos 928 veículos feitos nos dois primeiros meses de 2024.
Os micro-ônibus tiveram aumento de 58,6% na produção, chegando a 766 unidades, com 22,73% de participação no total, enquanto foram fabricados 483 veículos entre janeiro a fevereiro do ano passado. De modelos intermunicipais, saíram da linha de montagem 36 ônibus, que representaram 1,07% em todo o setor, bem acima dos seis veículos feitos de janeiro a fevereiro de 2024.
Dos 3.370 ônibus fabricados de janeiro a fevereiro deste ano, 1.186 unidades são da Caio Induscar, 900 da Marcopolo, 488 da Mascarello, 299 da Neobus, 245 da Comil, 177 da Carbuss (Busscar) e 75 da Irizar.
Mercado interno e exportação–
Do total de ônibus produzidos de janeiro a fevereiro deste ano, 3.079 unidades foram destinadas ao mercado interno, 20,2% acima do primeiro bimestre de 2024 (2.562 unidades). Para a exportação, foram 291 veículos – 267 rodoviários, 19 urbanos e 5 micro-ônibus –, redução de 36,8% sobre os 462 ônibus exportados em igual período do ano passado.
A Marcopolo exportou 167 ônibus, a Irizar 75, a Busscar 25, Comil 21, a Mascarello dois e a Caio Induscar um, segundo a Fabus.
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