Há cerca de dois anos desde o início da operação do pedágio eletrônico (Free Flow) no Brasil, em março de 2023, o sistema já se expandiu para sete rodovias em quatro estados do país, sendo eles Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Como um dos principais players de pagamento automático para mobilidade, a ConectCar acompanha de perto essa evolução, monitorando a adesão e o fluxo dos motoristas em sua base de clientes. Como parte desse compromisso, a empresa realizou um levantamento inédito sobre o Free Flow, detalhando o impacto da tecnologia.
Com mais de 3,6 milhões de tags habilitadas no país, a ConectCar identificou que 10% da sua base de usuários já passaram pelos pórticos do Free Flow pelo menos uma vez desde a primeira implementação, provando que o sistema já está presente na vida de diversos brasileiros. Entre esses motoristas, a média foi de nove passagens desde 2023. No total, a economia de tempo registrada nas passagens pelos pedágios sem cancelas com o uso da tag ConectCar ultrapassou 296 mil horas, em comparação ao pagamento manual nas praças de pedágio convencionais. Em um cenário hipotético, esse tempo seria suficiente para percorrer o equivalente a 33 voltas completas ao redor da Terra de carro, considerando uma velocidade média de 37 km/h.
“Na ConectCar, acreditamos no potencial transformador do Free Flow para a mobilidade dos brasileiros. Essa convicção nos motivou a realizar este estudo em parceria com nossas equipes, cujo levantamento evidencia essa evolução. O sistema tem o poder de simplificar muito a forma de viajar, proporcionando mais economia de tempo e fluidez no trânsito das rodovias do país”, comenta o head de dados, marketing e CRM da ConectCar, Daniel Frankenstein.
O diretor de negócios e produtos da ConectCar, Newton Ferrer, também destaca que: “Os benefícios do pedágio eletrônico são inúmeros, tanto para a população quanto para o ecossistema de mobilidade e é válido destacar isso em um estudo proprietário como esse. Estamos entusiasmados com o progresso dessa tecnologia, especialmente com a proximidade do início das operações dos novos pórticos na Via Dutra, previsto para este ano, e focamos em trabalhar ativamente para atender esse avanço”.
A expansão do Free Flow no país também acompanha o crescimento de 33% na adesão das tags de pagamento automático, somando mais de 12 milhões de veículos equipados com o dispositivo no final de 2024, de acordo com a Abepam. Esse avanço também se reflete na base de clientes da ConectCar, especialmente após a instalação do pórtico no Contorno Sul da Tamoios (Km 13,5), trecho que conecta Caraguatatuba a São Sebastião. Desde a implantação, o volume de novos usuários da tag em Caraguatatuba, onde o Free Flow já está em operação, foi três vezes maior que em Ubatuba, região que ainda não conta com o sistema.
Onde estão concentradas as passagens pelo Free Flow?
Em dezembro de 2024, metade das passagens dos clientes no sistema de pedágio eletrônico (50%) ocorreu no Rio de Janeiro, impulsionado pelo primeiro pórtico instalado no país, localizado na rodovia Rio-Santos. O segundo estado com maior volume de viagens pelo Free Flow foi São Paulo, representando 38% do total. As rodovias com maior fluxo de passagens no pedágio eletrônico foram a SP-333 (39%) e a BR-101 (33%), operadas, respectivamente, pelas concessionárias EcoNoroeste e CCR Rio-SP.
Além disso, ainda no final do ano passado, estima-se que tenham sido economizadas quase 60 mil horas com a tag ConectCar e o pedágio sem cancelas. Parte desse resultado se deve ao fato que em dezembro apresentou cerca de 20% do volume total de passagens em pedágios sem cancelas, somando-se ao advento das implantações dos novos pórticos de pedágio eletrônico.