Tevx Higer coloca em operação dez ônibus elétricos no aeroporto de Congonhas

Os veículos foram adquiridos pela Aena, maior administradora aeroportuária do Brasil e do mundo, e já começaram a circular no transporte de viajantes para o embarque e desembarque remoto

Sonia Moraes

A fabricante chinesa Tevx Higer entregou dez ônibus elétricos para a Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo. Os veículos entraram em operação hoje (19/02) no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no transporte de viajantes para o embarque e desembarque remoto. Cada veículo tem 12,2 metros de comprimento e capacidade para até 80 passageiros.

Os veículos contam com piso baixo para embarque e desembarque facilitados nas três portas e sistema de suspensão adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, tomadas USB disponíveis em todos os assentos e também para passageiros em pé, sistema de ar-condicionado ecológico, com saídas de ar individuais e vidros com tratamento UV, que proporcionam conforto térmico para todos os passageiros.

Os ônibus elétricos que entraram em operação no aeroporto de Congonhas foram adaptados exclusivamente para a Aena, numa parceria com a Tevx Higer. Os veículos operaram em fase de testes em novembro de 2023. E agora passam a compor a frota de forma definitiva, que conta atualmente com 25 ônibus de várias marcas circulando no terminal.

Os novos ônibus elétricos percorrem, em média, 300 quilômetros com uma única carga e são completamente recarregados em até três horas, além de possuírem tecnologia para regenerar até 30% da bateria durante o uso. “Esse ônibus consegue rodar até três dias com uma única recarga”, destacou Eduardo Carlos Souza, CEO da Tevx.

O projeto de implantação da mobilidade elétrica no aeroporto é inédito no país e começou a ser desenvolvido de forma personalizada há dois anos, a partir de um trabalho em parceria da Aena com a Tevx Higer, que incluiu estudo das necessidades da logística dos passageiros e também o dimensionamento de rede e estrutura para o carregamento dos ônibus. O resultado é uma solução personalizada para atender a frota de dez ônibus e uma central de abastecimento com capacidade de carregar seis ônibus elétricos ao mesmo tempo.

“A implementação dos ônibus elétricos no aeroporto de Congonhas reforça nosso comprometimento com a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros, proporcionando mais conforto, acessibilidade e eficiência no transporte dentro do terminal. Além disso, essa iniciativa está alinhada à nossa estratégia de sustentabilidade, reduzindo significativamente as emissões de CO2 e contribuindo para um futuro mais verde. Estamos sempre buscando inovação para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, ao mesmo tempo em que adotamos soluções responsáveis para o meio ambiente”, disse Marcelo Bento Ribeiro, diretor de relações institucionais, comunicação e ESG da Aena.

Fábrica no Brasil

A Tevx Higer tem 135 ônibus vendidos no Brasil para a cidades de Belém, Cascavel, no Paraná, e Niterói no Rio de Janeiro. Os veículos chegaram ao Brasil pelo porto de Vitória (ES) e até maio estarão em operação, segundo informou o CEO da empresa.

A fábrica que a Tevx Higer pretende construir no Brasil, ainda está em negociação com o governo do estado de São Paulo. Entre as cidades que poderão receber o novo empreendimento estão Campinas, São José dos Campos e Lorena.

Segundo o CEO da empresa, inicialmente os ônibus virão ao Brasil em sistema PKD (em grandes blocos) para serem finalizados no país. Depois virão em sistema SKD (parcialmente desmontados) para serem montados no Brasil, enquanto a fabricante negocia com os fornecedores para adquirir os componentes no país. “É um processo gradual até aumentar a nacionalização dos veículos e a meta é de produzir 400 unidades por ano”, informou Souza.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também