O ano de 2024 foi favorável para a Volvo Buses, que teve 709 ônibus emplacados, fazendo o Brasil assumir a liderança de entregas de chassis da marca no mundo. E a expectativa é que o bom momento se mantenha em 2025. “O ano foi muito positivo para a Volvo. Fizemos vários lançamentos na Lat.Bus 2024, que foi um evento importante para todo o mercado latino-americano. Para 2025, o mercado para ônibus acima de 16 toneladas deve se estabilizar”, informou André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America.
Marques citou diversos negócios no segmento urbano realizados ao longo do ano, como a venda de 90 chassis B320R para Brasília, 95 unidades para Curitiba, e 68 para o Rio de Janeiro. “Pela primeira vez, participamos do sistema de transporte da capital federal. Atingir novos mercados é sempre um avanço para a marca”, comentou.
Ao todo, a Volvo entregou 1.429 ônibus na América Latina em 2024. Além do Brasil, maior mercado na região, Chile e Peru foram os principais destinos para os veículos, com 238 e 162 unidades comercializadas, respectivamente, no período. A distribuição dos volumes entre o mercado doméstico e outros países ficou dentro da média histórica, com 50% das vendas para o mercado externo e 50% para o interno.
Rodoviários premium
O executivo acredita que o segmento de rodoviários foi o grande destaque do ano para a Volvo. As versões 8×2, tiveram crescimento de 40% nos emplacamentos, principalmente devido ao aquecimento do turismo premium. O significativo resultado foi obtido majoritariamente por causa do avanço introduzido pela família de chassis composta pelos modelos B380R, B420R, B460R e B510R.
“Enquanto, o transporte urbano ainda sofre com a concorrência de outros modais, o rodoviário se beneficia dos altos preços das passagens aéreas que incentiva o turismo local por ônibus. O segmento rodoviário continua em recuperação desde o fim da pandemia, com aumento da demanda por viagens domésticas, notadamente as de rotas longas. Um bom pedaço dessa retomada vai em direção a ônibus com mais tecnologia, de alto padrão e com grande capacidade de transporte, justamente alguns dos principais atributos de nossos veículos”, disse Marques.
Volvo B360R
Outra novidade Volvo em 2024 foi a introdução do chassi rodoviário B360R. Equipado com o motor D8K de 360 cv, 1400 Nm de torque e transmissão I-Shift de 7ª geração, o modelo amplia a gama de opções da marca no segmento de fretamento e rodoviários de curta distância. Disponível na configuração de eixos 4×2, o modelo pode receber carrocerias de até 14 metros de comprimento, com bagageiro de 1.200 mm de altura.
Em linha com a visão “Zero Acidentes”, ideal de futuro da marca com seus veículos, o novo chassi incorpora freios eletrônicos EBS de 5ª geração, freios a disco em todas as rodas e controle eletrônico de estabilidade (ESP). Outro destaque é o freio motor VEB300, com 300 cv de potência. Quando combinado com freio auxiliar Retarder (item opcional), o veículo pode alcançar 900 cv de potência de frenagem.
Um dos destaques de 2024 foi o crescimento de 42% na oferta de serviços no mercado do Brasil. Com esse número, a Volvo chega a 54% de seus ônibus entregues cobertos com os Planos de Serviço da marca, na soma das modalidades Azul (básico) e Ouro (completo).
Lançamentos elétricos
Globalmente, um dos destaques da Volvo em 2024 foi o lançamento do BZR, plataforma mundial de chassis 100% elétricos da marca, com zero emissões de CO². Versátil, ela permite aplicações urbanas, de fretamento e até rodoviárias de curta distância. Exibido no Brasil durante a Lat.Bus 2024 em agosto, poucos meses depois de sua apresentação na Europa, o BZR tem o mesmo quadro de chassi, freios, eixos e capacidade de transporte da versão a diesel equivalente da marca.
Outro grande lançamento em 2024 foi o BZRT, versão articulada ou biarticulada do novo chassi 100% elétrico de alta capacidade da Volvo. Ele foi desenvolvido seguindo o compromisso de atender à crescente demanda das cidades por redução de emissões de gases em seus sistemas de transporte de passageiros, com o benefício adicional de baixíssimo ruído. Na versão biarticulada, o “Bus Zero Rapid Transit” pode receber carrocerias de até 28 metros e levar até 250 passageiros.
Para Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina, o mercado de ônibus elétricos tem perspectiva positiva no curtos prazo, com as inciativas de decarbonização das frotas de transporte urbano. André Marques acredita que a eletrificação é uma solução importante para a descarbonização do transporte coletivo. “Mas falta infraestrutura de rede de abastecimento”, lembrou.
O BZRT começará a ser produzido pela Volvo em 2025 na fábrica de Curitiba (PR), que será a base global de produção e exportação do modelo.
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