Lancatur, de Santa Catarina, recebe seus primeiros ônibus da Iveco

Os novos BUS 17-280 são utilizados em linhas de fretamento industrial, em rotas de média distância

Marcia Pinna

Completando 46 anos em 2025, a Lancatur Transporte e Turismo incorporou três unidades do BUS 17-280 na configuração fretamento, seus primeiros ônibus Iveco Bus. Rodrigo Cezar Parey, diretor da Lancatur, diz que a empresa está sempre empenhada em oferecer ao passageiro a melhor experiência, principalmente em segurança e conforto. “O produto Iveco Bus evoluiu muito ao longo dos anos, tornando a escolha alinhada com nossos objetivos”, revela Parey.

Os novos BUS 17-280 são utilizados em linhas de fretamento industrial, em rotas de média distância. “O maior custo de uma empresa de transportes é o veículo parado. Por isso, o produto tem de ser confiável, estar operando, a manutenção deve ser realizada rapidamente, e com custos baixos, além de entregar economia de combustível”, ressalta o diretor.

Além do segmento de fretamento, a Lancatur presta serviços de transporte coletivo urbano e turismo. Com uma frota moderna e renovada, a empresa chega à marca de 100 veículos operando e mais de 160 colaboradores, com matriz em São Bento do Sul (SC) e filiais em Piên (PR) e Rio dos Cedros (SC), inovando sempre e atingindo a satisfação total de seus passageiros.

Danilo Fetzner, vice-presidente da Iveco Bus para América Latina, aponta a importância do caminho de confiança construído pela marca, apoiando os clientes junto à Rede de Concessionários.

“O fornecimento inédito para Lancatur reforça nossa presença no Sul do Brasil, bem como a nossa capacidade de atender as demandas específicas de diferentes segmentos, em termos de desempenho, economia, durabilidade e segurança. Para a marca, é motivo de orgulho esta nova parceria”, comemora Fetzner.

O modelo, produzido no Complexo de Sete Lagoas (MG), foi concebido com base no conceito downspeeding, permitindo que o motor opere com baixas rotações e torque elevado, resultando em maior eficiência, redução do consumo de combustível e maximização da vida útil do motor. 

O motor seis cilindros N67, produzido pela FPT Industrial, marca que também integra o Iveco Group, entrega 280 cavalos de potência e torque de 950 Nm, maior faixa de performance da categoria. O Peso Bruto Total (PBT) de cerca de 17 toneladas permite montar o chassi em diferentes configurações de carroceria, para aplicações urbanas, rodoviárias e de fretamento. A capacidade é de até 59 passageiros + motorista.

Veja também