Mais quatro ônibus elétricos, exclusivos para o Sistema BRT Metropolitano, chegaram a Belém e foram recebidos pela Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran). Os veículos fazem parte do contrato assinado pelo governo do Pará ao adquirir 265 veículos para o novo sistema de transporte da região metropolitana da capital do Pará.
A Artran, responsável por acompanhar e fiscalizar todo o processo de compra, vem recebendo os veículos desde dezembro de 2024. Todos passam por vistoria da agência para verificação dos itens constantes do contrato. Após a constatação de cumprimento das normas contratuais pela equipe de fiscalização, os ônibus são direcionados ao local onde permanecerão até a entrega do sistema BRT.
O diretor de regulação e planejamento da Artran, Claudio Conde, informou que “estamos recebendo mensalmente os lotes dos veículos elétricos. Nosso contrato de entregas de carros elétricos inclui 40 veículos, sendo que neste primeiro lote são dez. Os seis primeiros chegaram na semana passada, e hoje recebemos mais quatro veículos elétricos, que vão atender ao BRT Metropolitano”.
Além dos veículos elétricos, já chegou o primeiro lote completo dos veículos a diesel (Euro 6), que possuem tecnologia para redução de emissão de gases poluentes, incluindo os modelos que circularão no corredor central do BRT Metropolitano e os alimentadores, que circularão dentro dos municípios contemplados, acrescentou o diretor da Artran.
O Sistema de Transporte Metropolitano é uma obra do governo do Pará que vai integrar os terminais de Belém com Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará. Trinta e uma linhas alimentarão a linha troncal, responsável pela integração desses municípios.