Solaris entrega o primeiro ônibus elétrico com passaporte de bateria para a BVG, em Berlim. O documento digital fornece detalhes essenciais sobre o ciclo de vida da bateria

Entre as informações incluídas no passaporte estão: composição, origens da matéria-prima, pegada de carbono e dados de reciclagem

Marcia Pinna

O ônibus elétrico Solaris Urbino 18 agora faz parte da frota da BVG, em Berlim, na Alemanha. Ele visa estabelecer um novo padrão de transparência e sustentabilidade no gerenciamento de baterias, chegando três anos antes das regulamentações da UE, exigindo tais passaportes para veículos elétricos a partir de 2027.

O passaporte da bateria é um documento digital que fornece detalhes essenciais sobre o ciclo de vida da bateria, incluindo sua composição, origens da matéria-prima, pegada de carbono e informações de reciclagem. No ônibus Urbino 18, essas informações são acessíveis por meio de um código QR na bateria.

O passaporte de bateria visa melhorar o gerenciamento de recursos ao permitir a rastreabilidade e o fornecimento responsável de materiais críticos como lítio, cobalto e níquel. Ele também oferece suporte à reciclagem eficiente, ajudando a minimizar o impacto ambiental.

Ao fornecer uma visão geral completa do ciclo de vida da bateria, o passaporte está alinhado ao Regulamento da UE 2023/1542 e promove uma abordagem de economia circular.

Veja também