Banco Mercedes-Benz financia ônibus pelo Refrota para a região metropolitana de Goiânia

Já foram entregues 46 veículos para a HP Transportes Coletivos, de um total de 86 ônibus financiados pela instituição por meio do novo Refrota. As 40 unidades restantes serão entregues em breve

Sonia Moraes

O Banco Mercedes-Benz do Brasil realizou a entrega de 46 veículos para a HP Transportes Coletivos. Essas unidades fazem parte de 86 ônibus financiados pela instituição, por meio do novo Refrota, Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), com investimentos do Novo PAC do governo federal. As 40 unidades restantes serão entregues em breve. Os ônibus atenderão à região metropolitana de Goiânia e irão beneficiar cerca de dois milhões de usuários.

O Banco Mercedes-Benz é uma das primeiras instituições financeiras a operacionalizar o Refrota nesta nova etapa. Por meio do Novo PAC, até 2025, serão investidos mais de R$ 27,5 bilhões em renovação de frota e mobilidade de grandes e médias cidades. “Como banco especializado, estamos empenhados em continuar oferecendo soluções financeiras que promovam a modernização e a eficiência do transporte público”, destaca Leonardo Piccinini, presidente e CEO do BMB.

Para o ministro das cidades, Jader Filho, o ministério tem o compromisso de melhorar a mobilidade urbana nas cidades brasileiras. “Com o Refrota, 98 municípios serão beneficiados com a aquisição de 2.296 ônibus elétricos, 3.015 ônibus Euro 6 e 39 veículos sobre trilhos, um importante apoio para facilitar a vida das pessoas e oferecer mais qualidade de vida aos usuários do transporte público”, diz.

A região metropolitana de Goiânia é a primeira a ser beneficiada com os novos ônibus para a população. Segundo o presidente da HP Transportes, Edmundo Pinheiro, “graças ao Refrota, podemos oferecer veículos mais modernos à população, que representam um avanço em segurança, conforto e eficiência ambiental. É gratificante ver que esse programa impacta positivamente a vida de milhares de pessoas diariamente”, afirma.

A diretora executiva da HP Transportes, Indiara Ferreira, ressalta que o Refrota é um importante apoio para empresas privadas que atuam no transporte público. “É uma linha de crédito imprescindível, considerando as altas taxas de juros. Somente por meio de programas assim que conseguiremos renovar a frota e oferecer à população meios mais seguros e confortáveis de locomoção.”

Refrota

Lançado em 2017, Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) é destinado ao financiamento de projetos do setor público e privado, visando à implantação e à modernização de sistemas de mobilidade urbana. O programa contribui para o desenvolvimento urbano, econômico e social e promove a preservação ambiental, por meio do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Veja também