Paulo Porto Lima, diretor-executivo da Expresso Guanabara: “As oportunidades trazidas pelo novo marco regulatório também representam desafios”

“A jornada do cliente on-line está sendo cuidada da oferta ao pós-venda, e acreditamos que o programa de fidelidade que ofertamos, tendo em vista a ampla capilaridade do Grupo Guanabara, será o grande diferencial”, conta o executivo

Marcia Pinna

TECHNIBUS – Como está a situação do mercado neste ano? O aquecimento do turismo nacional favoreceu o transporte rodoviário de passageiros?

Paulo Porto Lima – Estamos cautelosos, pois as oportunidades trazidas pelo novo marco regulatório também representam desafios. Por outro lado, hoje há segurança jurídica para os investimentos, ao passo que afastada definitivamente qualquer tipo de assimetria regulatória onde empresas de fretamento, através de aplicativos, pretendiam atuar no transporte regular de passageiros não estando sujeito às mesmas regras, ou seja, competem em um mesmo mercado, mas com regulações distintas. O novo marco garante a isonomia das regras no setor para todos os players ao mesmo tempo que proporciona um ambiente de mercado competitivo, seguro e sustentável. Nesse ambiente podemos sim retomar a competitividade no setor de turismo com outros modais, como aéreo e locação de veículos. Hoje apenas 30% de nossa demanda vem de turismo, o potencial é enorme.

TECHNIBUS – Qual a expectativa para este ano, em comparação a 2023?

Paulo Porto Lima – Sendo muito transparente e realista o primeiro trimestre de 2024 foi ótimo, contudo depois dele os resultados foram tão expressivos. Ocorre que o país vem passando por anos de crescimento baixo e inúmeras turbulências políticas e econômicas, e é normal que os empresários estejam trabalhando com muita cautela, procurando evitar riscos. Um ponto a destacar é que menos inflação significa mais poder de compra, mais consumo e mais empregos, criando um ciclo virtuoso que beneficia muito rapidamente o segmento de transportes.

TECHNIBUS – E para 2025, quais as expectativas da empresa?

Paulo Porto Lima – O comércio eletrônico deve continuar crescendo, impulsionado por melhorias no planejamento e na experiência do cliente on-line. A “Omnicanalidade” integrará cada vez mais as experiências físicas e digitais, permitindo que os consumidores transitem facilmente entre os canais. Haverá mais personalização, ou seja, a utilização de dados para personalizar ofertas e experiências de compra será uma prioridade, aumentando a relevância da precificação dinâmica e proporcionando vantagens para as empresas que já estão mais maduras nesse tipo de estratégia. Marcas que adotarem práticas sustentáveis e transparentes devem se destacar, já que os consumidores estão mais conscientes e exigentes. A adoção de tecnologias como inteligência artificial, realidade aumentada e automação de processos vai transformar nossa operação, para isso precisamos estar preparados e abertos.

TECHNIBUS – Qual a previsão de investimentos para o ano todo de 2024?

Paulo Porto Lima – Com certeza o foco foi a renovação de frota priorizando as tecnologias sustentáveis. Hoje 20% da frota do grupo Guanabara atende à norma Euro 6 que prevê uma redução significativa nas emissões de poluentes. Para 2025 pretendemos chegar a 50%

TECHNIBUS – Quais os destaques da empresa nos últimos dois anos?

Paulo Porto Lima – Sem dúvida, a melhoria está na digitalização, seja no planejamento da operação, quanto no e-commerce ou em nosso programa de fidelidade. Investimos em um software de otimização da operação, que além de telemetria proporciona a melhor utilização dos recursos (ônibus). O que proporciona uma operação sustentável e segura, reduzindo o gasto com combustível e proporciona mais conforto ao cliente na condução dos veículos. A jornada do cliente on-line está sendo cuidada da oferta ao pós-venda, e acreditamos que o programa de fidelidade que ofertamos, tendo em vista a ampla capilaridade do Grupo Guanabara, será o grande diferencial para o fomento da recorrência.

TECHNIBUS –  A Expresso Guanabara foi a vencedora da categoria Rodoviário de Passageiros das Maiores do Transporte e Melhores do Transporte 2024. O que levou a Expresso Guanabara a atingir esse resultado positivo?

Paulo Porto Lima – Um trabalho de 32 anos! Consistente, permanente, uma equipe fruto de um processo onde reunimos um grupo de colaboradores com habilidades complementares para trabalhar em conjunto em prol de um objetivo comum, sempre compartilhando os objetivos com muita transparência e escuta ativa. Acreditamos demais na capacidade desse time que formamos. A Guanabara sempre esteve posicionada estrategicamente, sua operação está planejada de modo a otimizar os recursos e rentabilizar ao máximo, acolhendo todos os públicos. Sabemos que nossa malha cobre uma região muito sensível a variações de preço, mas desenvolvemos uma expertise em precificação dinâmica que nos entrega os resultados que projetamos. Por outro lado, acreditamos numa gestão dinâmica que desenvolve as capacidades e estimula a criatividade, isso tudo traz resultados de fato.

TECHNIBUS – Qual a importância da premiação para a empresa?

Paulo Porto Lima – Enorme! É a terceira vez que a Guanabara é laureada pela premiação. Internamente há uma sensação de recompensa imensa pela energia empregada que pode até mesmo converter-se em retenção de talentos. Externamente há a chancela de qualidade, visto que essa é maior e mais almejada premiação do segmento.

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