O primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo está totalmente montado e pronto para iniciar a fase de testes estáticos. Com capacidade para 616 passageiros, o trem tem como inovação um conjunto de baterias que lhe dá autonomia para percorrer oito km com energia própria. “É como se fosse uma subestação ambulante. Temos 20 sistemas embarcados nesta composição”, explica Roberto Torres, gerente do empreendimento da Linha 17-Ouro.
A composição será movida por um sistema automático (UTO) e controlada por tecnologia de monitoramento e sinalização de ponta. O trem possui sistema de sinalização e controle CBTC, que reduz o intervalo entre as composições. A nova unidade conta com ar-condicionado, câmeras de vigilância, sistema de detecção de incêndio, iluminação Led, mapas dinâmicos, bancos ergonômicos, sistema de comunicação audiovisual, entre outros.
A segunda composição chegará ao Brasil ainda em 2024 e os demais 12 ao longo de 2025. Todos os trens da frota foram adquiridos junto à BYD Skyrail e foram exclusivamente produzidos para a nova linha de monotrilho. A Linha 17-Ouro ligará o aeroporto de Congonhas à rede de transporte, com previsão de operação em 2026 e capacidade para transportar 90 mil passageiros diariamente, informa o Metrô-SP.