A Scania exibe na Lat.Bus 2024 o seu primeiro ônibus elétrico, que começa a ser produzido em março na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). É o chassi K 230E B4x2LB com tração 4×2 para carrocerias de 12 a 14 metros de comprimento para aplicação urbana na configuração piso baixo. Este ônibus será alimentado por quatro ou cinco baterias, que darão autonomia entre 250 e 300 km, já dimensionado para operar em condição severa com ar-condicionado ligado e topografia irregular.
Os chassis elétricos que serão comercializados no mercado brasileiro são os mesmos produzidos na fábrica da Scania localizada na Polônia e vendidos na Europa. Alguns componentes serão importados da Suécia e montados no Brasil, como a célula da bateria e os cabos de bateria, mas a Scania já trabalha para desenvolver fornecedores locais.
As baterias serão importadas da Suécia por meio de parceria entre Scania e a Northvolt – empresa sueca com sede em Estocolmo –, que as desenvolvem em conjunto para veículos elétricos, num acordo firmado em 2017. As células de bateria para caminhões e ônibus elétricos pesados são montadas na nova fábrica de baterias inaugurada pela Scania em 2023 em Södertälje, na Suécia.
Segundo Marcelo Gallao, diretor de desenvolvimento de negócios da Scania operações comerciais Brasil, o diferencial das baterias dos ônibus elétricos da Scania é que serão de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto) e não de LFP (lítio-ferro-fosfato) como as que são usadas atualmente no mercado.
“O motor EMC 1-2 tem potência contínua de 230kW a 1.750 rpm, torque de 2.200Nm a 0 rpm (curva plana em regime contínuo) e potência de pico de 300kW a 1.400 rpm. O carregador de 130 kW tem capacidade de carregamento de 150 a 170 minutos”, disse Gallao.
O diretor explica que as baterias de NMC dispõem de maior densidade de carga, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, mais capacidade para transportar passageiros. “Uma grande vantagem está no fato de que as baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga, com pacotes de 104 kW.”
Chassi elétrico importado da Suécia e novo painel digital
A Scania exibiu também outro chassi elétrico importado da Suécia, igual ao modelo K 230E B4x2LB, e apresentou o chassi K 500 8×2 com nova arquitetura eletrônica e painel digital para ônibus rodoviário, urbano e elétrico. “Isso vai melhorar os dispositivos de segurança, a interatividade do motorista com o painel e com o veículo e vai melhorar a experiência do cliente no que diz respeito a manutenção”, afirmou Gustavo Cecchetto, novo gerente de vendas de soluções para mobilidade da Scania operações comerciais Brasil.
Outra novidade para os veículos a diesel é a introdução do acelerador inteligente, que passa a equipar de série os ônibus rodoviários Euro 6 da linha 2024/2025. “Esse sistema faz a gestão do quanto o motorista acelera, garantindo uma redução de 3% no consumo de combustível, o que significa que os novos modelos rodoviários estarão 11% mais econômicos em comparação com a geração anterior”, detalhou Cecchetto.
