Após uma fase de testes, o Volvo BZL Elétrico entrará em operação de forma regular em Curitiba (PR). O Volvo BZL Elétrico foi adquirido pela Viação Redentor, um dos operadores do sistema de transporte urbano de Curitiba. A tecnologia elétrica é uma das alternativas da Volvo para zerar emissões de CO². “Temos a meta global de reduzir em 50% os gases de efeito estufa em nossos veículos até 2030, e em 100% até 2040”, declara André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.
“Testes conduzidos pela Urbs, o órgão gestor da prefeitura para o sistema de transporte público local, da cidade, mostraram as virtudes do Volvo BZL Elétrico. Grande eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssimo nível de vibração, muito conforto e segurança para os passageiros e motoristas foram os principais destaques”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo. A marca já soma mais de cinco mil ônibus eletrificados em circulação em vários continentes.
O Volvo BZL Elétrico de Curitiba é equipado com quatro baterias de íon lítio de 94kWh e movido por um motor elétrico de 200kW e 425Nm de torque. A caixa de câmbio e o motor estão acoplados ao eixo de transmissão, o que garante mais robustez e alta disponibilidade. Além disso, o sistema de refrigeração das baterias é independente. Com piso baixo e capacidade para 80 passageiros, o ônibus tem autonomia para até 300 quilômetros.
LEIA TAMBÉM:
Volvo inicia validação de ônibus biarticulados elétricos na América Latina