A BYD vai entregar seis ônibus elétricos de piso baixo, modelo D9W, para a cidade de Curitiba, nesta quinta-feira (27). Os ônibus têm 13,2, metros de comprimento e são equipados com ar-condicionado. Os veículos, todos encarroçados pela Caio, possuem autonomia para 250 km.
As baterias da BYD são de ferro-lítio-fosfato e têm garantia total de oito anos. Após a utilização nos veículos, elas também podem ser usadas em sistemas de armazenamento de energia por mais 10 anos. A recarga total é feita em aproximadamente duas horas.
“A cidade de Curitiba mais uma vez dá um enorme passo para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida da população dando início à eletrificação da frota. Os ônibus da BYD foram aprovados em testes e os moradores da cidade vão contar com o que há de mais moderno, sustentável e com conforto”, afirma Bruno Paiva, diretor da divisão de ônibus da BYD.
Os ônibus da BYD foram aprovados em Curitiba em testes sobre desempenho operacional, trafegabilidade, autonomia de bateria, acessibilidade, conforto, entre outros itens. Segundo a BYD, os ônibus se mostrou econômico com consumo médio satisfatório e dentro dos parâmetros estabelecidos pela gerenciadora.
No quesito análise do consumo de bateria, o modelo elétrico da BYD obteve ótima eficiência no desempenho ficando em primeiro lugar entre todos os modelos testados. Os testes também avaliaram os desgastes de pneus.
A BYD está presente em todos os continentes, com 90 mil ônibus elétricos circulando em mais de 300 cidades. Cada ônibus elétrico BYD evita, em média, a emissão de 118,7 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo.